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O Continente acaba de anunciar que evitou 29,7 milhões de euros de desperdício alimentar, no primeiro semestre de 2023. Destes, 14,4 milhões de euros foram evitados através dos mecanismos de aceleramento de escoamento de produtos e 15,3 milhões de euros evitados através do programa de doações de excedentes da Missão Continente, que chegaram a 1157 instituições de todo o país. Estes resultados foram divulgados no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, assinalado a 29 de setembro.
Em comunicado, a marca de retalho alimentar da MC, afirma que o combate ao desperdício alimentar assume, desta forma, um papel central na agenda de sustentabilidade do Continente e que possui diversas iniciativas para acelerar o escoamento de produtos e evitar toneladas de desperdício, oferecendo produtos “em excelentes condições de consumo por um preço mais acessível para o consumidor”: das etiquetas cor-de-rosa, às “Caixas Zer0% Desperdício” ou às “Surprise bags”, decorrentes da parceria com a aplicação móvel Too Good to Go.
Complementarmente, todas as lojas Continente têm parceria com várias instituições de solidariedade social e de apoio a animais e as doações decorrem diariamente, ao longo de todo o ano.
Ainda no âmbito do combate ao desperdício nas suas operações, o Continente tem apostado numa ação ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Em 2022, lançou a “Feira do Desperdício”, uma plataforma criada pelo Clube de Produtores Continente para estabelecer pontes entre produtores e dessa forma reduzir o desperdício a montante. Este mês, a marca anunciou ainda o lançamento da gama Zero Desperdício, sob o mote “Produtos bons demais para deitar fora”. Trata-se de uma nova gama de frutas e legumes fora de calibre ou com defeitos, que “em nada prejudicam a sua qualidade ou sabor”.
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