Newsletter
Pesquisa
Em apenas seis meses, o consumo de podcasts cresceu 33%. Esta é uma das principais conclusões de um estudo sobre o consumo de podcasts realizado pela Gfk Metris para a IMPRESA.
O estudo tem como objetivo compreender os hábitos de consumo deste meio e a análise revela que os podcasts são cada vez mais uma realidade na rotina diária dos portugueses.
Globalmente, 34% dos inquiridos contactam com este meio para uma exposição média diária de 1h10 minutos. Mas tal como os restantes new media, observa-se uma clara diferença geracional: a geração Z com 43% de contacto para uma utilização média diária de 1h19m; a geração Y com 46% de contacto para uma utilização média diária de 1h15m; a geração X com 39% de contacto, para uma utilização de média diária de 1h03m; e os Boomers com 22% de contacto para uma audição média diário de 1h06m.
O estudo traça também os outros hábitos de consumo dos podcasts. 90% dos inquiridos ouve podcasts sozinho e, em média, cada inquirido ouve 5 podcasts diferentes. O dispositivo mais utilizado (83%) para ouvir podcasts é o telemóvel, e é em casa (69%) ou no carro (42%) o local onde mais ouvem. 34% dos inquiridos ouve podcasts todos os dias ou quase todos os dias. Em média, quando ouvem podcasts, dedicam 1h a ouvi-los. A grande maioria (58%), sempre que ouve um podcast, ouve-o na totalidade.
A maior parte dos inquiridos (65%) ouve podcasts nacionais. Humor, atualidade e entrevistas são os conteúdos que mais gostam de ouvir. O que mais influencia na escolha de um podcast é o tema, seguido do apresentador/ autor, sendo que Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que mais gostam de ouvir. Depois, surgem Nuno Markl e Joana Marques.
30% dos inquiridos afirmam ainda que os podcasts são muito importantes no seu dia-a-dia e 31% considera que são um meio “muitíssimo relevante na comunicação das marcas”. No que toca à publicação de novos episódios, 34% prefere que estes tenham uma periodicidade semanal, mas 21% gostaria que fosse diária.
A Impresa é o primeiro grupo de media em Portugal a revelar as conclusões de um estudo de mercado na área dos podcasts. O grupo tem atualmente mais de 40 podcasts com publicação regular diária ou semanal e já lançou mais de 80 projetos nos últimos anos. 73% dos inquiridos ouve podcasts do Grupo Impresa.
Este estudo feito pela Gfk Metris foi baseado numa abordagem quantitativa, e para tal realizaram-se 800 entrevistas a indivíduos de ambos os géneros, com idade igual ou superior a 16 anos, consumidores de podcasts (ouvem podcasts pelo menos 1 vez por mês), residentes em Portugal Continental.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.