Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses

Pesquisa

Estudo
Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses
21 de Março de 2024
Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses
Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses
Em destaque
Artigo - Lateral textoArtigo - Lateral texto

Continuar a ler depois da Publicidade

Pub
Artigo - Horizontal topo textoArtigo - Horizontal topo texto

Em apenas seis meses, o consumo de podcasts cresceu 33%. Esta é uma das principais conclusões de um estudo sobre o consumo de podcasts realizado pela Gfk Metris para a IMPRESA.

 

O estudo tem como objetivo compreender os hábitos de consumo deste meio e a análise revela que os podcasts são cada vez mais uma realidade na rotina diária dos portugueses.


Globalmente, 34% dos inquiridos contactam com este meio para uma exposição média diária de 1h10 minutos. Mas tal como os restantes new media, observa-se uma clara diferença geracional: a geração Z com 43% de contacto para uma utilização média diária de 1h19m; a geração Y com 46% de contacto para uma utilização média diária de 1h15m; a geração X com 39% de contacto, para uma utilização de média diária de 1h03m; e os Boomers com 22% de contacto para uma audição média diário de 1h06m.


O estudo traça também os outros hábitos de consumo dos podcasts. 90% dos inquiridos ouve podcasts sozinho e, em média, cada inquirido ouve 5 podcasts diferentes. O dispositivo mais utilizado (83%) para ouvir podcasts é o telemóvel, e é em casa (69%) ou no carro (42%) o local onde mais ouvem. 34% dos inquiridos ouve podcasts todos os dias ou quase todos os dias. Em média, quando ouvem podcasts, dedicam 1h a ouvi-los. A grande maioria (58%), sempre que ouve um podcast, ouve-o na totalidade.


A maior parte dos inquiridos (65%) ouve podcasts nacionais. Humor, atualidade e entrevistas são os conteúdos que mais gostam de ouvir. O que mais influencia na escolha de um podcast é o tema, seguido do apresentador/ autor, sendo que Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que mais gostam de ouvir. Depois, surgem Nuno Markl e Joana Marques.


30% dos inquiridos afirmam ainda que os podcasts são muito importantes no seu dia-a-dia e 31% considera que são um meio “muitíssimo relevante na comunicação das marcas”. No que toca à publicação de novos episódios, 34% prefere que estes tenham uma periodicidade semanal, mas 21% gostaria que fosse diária.


A Impresa é o primeiro grupo de media em Portugal a revelar as conclusões de um estudo de mercado na área dos podcasts. O grupo tem atualmente mais de 40 podcasts com publicação regular diária ou semanal e já lançou mais de 80 projetos nos últimos anos. 73% dos inquiridos ouve podcasts do Grupo Impresa.


Este estudo feito pela Gfk Metris foi baseado numa abordagem quantitativa, e para tal realizaram-se 800 entrevistas a indivíduos de ambos os géneros, com idade igual ou superior a 16 anos, consumidores de podcasts (ouvem podcasts pelo menos 1 vez por mês), residentes em Portugal Continental.

Em destaque
Artigo - Horizontal Final do artigoArtigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile