Consumo consciente: tendência ou realidade?

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Novo episódio da série CEO
Consumo consciente: tendência ou realidade?
23 de Abril de 2025
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Maria José Martins
Diretora Criativa de Conteúdos
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As marcas ainda olham para tema do consumo consciente e da sustentabilidade a velocidades diferentes. Se há setores que adaptaram rapidamente a esta crescente tendência do consumidor em fazer escolhas com critérios de sustentabilidade, outros estão ainda numa fase de transição, ou até mesmo, que ainda não passaram do discurso à ação. 


No novo episódio da série CEO – Conversas Entre Organizações – em parceria com a Escolha do Consumidor, o tema está em destaque com as visões de diferentes marcas, que partilham como têm vindo a incorporar no desenvolvimento de produtos e serviços esta preocupação.


Liliana Azevedo, diretora de marketing da KuantoKusta, refere que no caso da plataforma de comparação de preços e markteplace KuantoKusta, a sustentabilidade passa muito pelo consumo consciente. O DNA desta marca é a comparação de preços e isso permite que os consumidores consigam ter uma compra consciente. As várias ferramentas da plataforma ajudam o consumidor a ter uma compra mais planeada e menos impulsiva. Uma sustentabilidade que se promove também na ótica da carteira dos clientes.


Vânia Guerreiro, diretora de marca e comunicação da iServices, recorda que na génese da criação desta empresa esteve o consumo consciente do seu fundador, que ao tentar reparar um telemóvel novo, percebeu que não havia soluções de uma rápida reparação no mercado e que o destino seria o equipamento ir para o lixo em troca de um novo. Tem sido esta visão de sustentabilidade e de consumo consciente que tem feito o negócio evoluir, nomeadamente com a venda de equipamentos recondicionados, reduzindo assim o lixo eletrónico que é um dos graves problemas para o nosso Planeta. 


Para Elisabete Martins, diretora de marketing da Norauto, a consciencialização ambiental e a sustentabilidade é algo que a marca trabalha há muitos anos, não só ao nível dos serviços, mas também dos produtos, com um papel muito importante a educar e a transmitir estas boas práticas ao consumidor. O serviço Eco-revisão é um exemplo de inovação para ajudar o cliente a reduzir as emissões de C02 no seu carro e poupar no consumo de combustível. 


São algumas das experiências partilhadas em mais uma relevante conversa entre organizações que já pode ver na íntegra.

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