Newsletter
Pesquisa
A maioria dos consumidores portugueses espera que as marcas lhe proporcionem bons conteúdos (92%), nomeadamente experiências interessantes, úteis ou que proporcionem entretenimento.
Dos diversos papéis que os conteúdos podem desempenhar, o mais valorizado é o de fornecer informação útil (86%), seguido de soluções que facilitem o dia-a-dia (77%), da recompensa pela fidelização (76%), da inspiração para terem novas ideias (73%), da vertente educacional por via da melhoria de competências ou conhecimento (71%) e, finalmente, enquanto provedoras de entretenimento (70%).
Mas os conteúdos fornecidos pelas marcas estão bastante aquém das expetativas, visto que mais de 3/5 é considerado pobre, irrelevante e ainda não consegue responder ao desejo que os consumidores têm de conteúdos relevantes.
O Meaningful Brands 2019 revela uma correlação de 72% entre a eficácia dos conteúdos e o impacto das marcas no bem-estar das pessoas.
“Olhando para a relação entre o desempenho de uma marca, a sua relevância e o conteúdo que produz, o Meaningful Brands 2019 mostra que as marcas precisam urgentemente de aumentar a eficácia dos seus conteúdos, de forma a criar relação com as pessoas para dinamizar os resultados de negócio”, reforça Fernanda Marantes, CEO Havas Media Group Portugal.
Para os portugueses as três marcas com conteúdos mais relevantes, tendo em conta os seis papéis que os conteúdos podem desempenhar, são:
Informar – Google, Delta e Audi
Educar – Google, Youtube e Audi
Ajudar – Google, Apple (mobile devices) e Mercedes-Benz
Inspirar – Apple (mobile devices), Mercedes-Benz e Delta
Recompensar – Apple (mobile devices), Jogos Santa Casa e Delta
Entreter – Youtube, Superbock e Apple (mobile devices)
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.