
Newsletter
Pesquisa

O estudo evidencia que, apesar do aumento do orçamento, os consumidores estão mais críticos face às promoções.
Os consumidores portugueses preparam-se para gastar mais na Black Friday de 2025, mas de forma mais criteriosa e ponderada, revela o estudo anual da BlackFriday.pt, startup especializada em promoções do evento.
Segundo o relatório, o orçamento médio de compra aumentou 19% face a 2024, refletindo um regresso do consumo mais expressivo, mas também mais seletivo. Há uma diminuição nas intenções de compra em quase todas as categorias tradicionais, como “Moda e Eletrodomésticos”, enquanto os “Brinquedos” registam crescimento, sugerindo uma antecipação das compras de Natal.
“O consumidor português está hoje mais informado e exigente. A perceção de promoções pouco reais tem levado a uma escolha mais criteriosa, o que se reflete no aumento das despesas médias, mas também na redução de compras por impulso”, sublinha Jérôme Amoudruz, CEO da BlackFriday.pt, citado num comunicado de imprensa enviado às redações.
Outro aspeto a destacar é que a “Black Week” consolida-se como o período preferido de compra, com 38,4% das intenções concentradas nesta semana, em detrimento do Black November, cuja relevância caiu 12%. O próprio dia da “Black Friday” mantém-se estável, com 20% das intenções de compra.
Além disso, o relatório assinala a crescente utilização da Inteligência Artificial na decisão de compra. Quase metade dos consumidores (44,6%) recorre a ferramentas de IA para comparar preços, pesquisar produtos ou esclarecer dúvidas, embora a maioria mantenha um nível de confiança moderado.
“A IA começa a assumir um papel relevante na forma como as pessoas pesquisam e decidem. O comportamento digital tornou-se mais sofisticado e, por isso, as marcas precisam de adaptar a sua comunicação e presença online a esta nova realidade”, alerta Jérôme Amoudruz.
Os canais de comunicação também revelam mudanças: o e-mail mantém-se como principal fonte de informação, enquanto os sites de e-commerce recuam e o WhatsApp mantém estabilidade. O Facebook perde relevância, refletindo a evolução das preferências digitais dos consumidores.
Apesar de uma ligeira descida na perceção positiva sobre a Black Friday (73,6%, -4%) e um aumento das opiniões negativas devido à perceção de “falsas promoções”, o evento continua a ser visto de forma favorável pela maioria dos portugueses.
O relatório, baseado em respostas de 606 participantes com idades entre 18 e 74 anos, confirma que o consumidor português está mais ativo, informado e emocionalmente envolvido nas suas decisões, reforçando a importância de uma comunicação clara, transparente e adaptada às novas tendências digitais.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.