Consumidores estão cansados do tema coronavírus

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Consumidores estão cansados do tema coronavírus
7 de Maio de 2020
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Consumidores estão cansados do tema coronavírus
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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Desde março que a vida dos consumidores gira em torno do coronavírus. E ainda que a preocupação se mantenha, começam a aparecer os primeiros sintomas de esgotamento e cansaço relativamente ao tema ao nível da perceção da publicidade.


De acordo com um estudo realizado pela Havas Media, na Alemanha, o interesse do consumidor pela corrente informativa sobre o coronavírus caiu de forma significativa nos últimos dias. Quando começou a pandemia, 17% confessa que procurava por informação sobre a doença constantemente. Agora, apenas 2% o faz.


Ainda que as pessoas tenham menos apetite por informação, isso não significa que haja um decréscimo no consumo de meios, que continua a registar valores significativamente mais elevados do que antes da crise. A fome de entretenimento é particularmente mais notória entre os consumidores mais jovens. 74% dos indivíduos com menos de 30 anos admite ter visto mais vídeos e filmes na internet nas últimas semanas. Se tivermos em consideração todas as faixas etárias, a percentagem é de 56%.


A crescente vontade do regresso à chamada “normalidade” por parte da população faz-se notar na publicidade. 45% dos consumidores deseja que a “normalidade” regresse aos anúncios. A percentagem de pessoas que defende a continuidade da publicidade centrada na Covid-19 caiu de 19% para 12%, segundo a mesma análise.


Por outro lado, 40% das pessoas reconhece que realizou compras exageradas quando a pandemia surgiu. Esta procura desenfreada no início da crise foi particularmente visível ao nível dos produtos de farmácia (67%), arroz e massas (51%), enlatados (49%) e bebidas (35%).  Quase dois meses depois do arranque da era Covid-19, as “águas” parecem estar a voltar ao seu caudal habitual.


Hoje em dia apenas 12% dos inquiridos diz realizar um maior volume de compras do que antes da crise (cerca de 57% afirma estar ainda a fazer uso dos produtos acumulados em casa desde o início da pandemia).

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