Newsletter
Pesquisa
A Casa da Música, no Porto, foi o palco da cerimónia de entrega de prémios dos Glassberries Design Awards – evento que, todos os anos, se propõe a acolher professores e alunos das áreas do design e entidades da indústria alimentar e de bebidas e que, este ano, teve a Amorim Cork Composites como principal parceiro.
Nesta oitava edição do evento desenvolvido pela BA Glass, os alunos foram convidados a criar um recipiente de vidro para bebidas que incluísse um acessório de cortiça (materiais conhecidos por serem naturais e sustentáveis), de forma a incentivar um estilo de vida mais sustentável.
Focando-se na sustentabilidade e na funcionalidade, os projetos apresentados combinavam o vidro e a cortiça numa solução de embalagem que respondesse à necessidade crescente dos consumidores de usufruírem dos seus produtos em movimento.
O desafio foi aceite por estudantes da Polónia, Portugal, Espanha e Roménia que, com um número recorde de 206 propostas, apresentaram conceitos inovadores e criativos. A responsabilidade de avaliar e julgar os projetos ficou a cargo da BA Glass, da Amorim Cork Composites, da Coca Cola Company, do Super Bock Group, da McCormick, da Nando’s e do designer convidado Emmanuel Babled.
No final do evento, foram anunciados os vencedores dos prémios Glassberries. O Glassberry de Ouro foi para Cristiana Carvalho e Francisco Cardoso, da Universidade de Aveiro, com Loop, um design muito atraente e funcional, focado nos aspetos da reutilização e reciclagem do vidro. Os dois alunos inspiraram-se nas características naturais e protetoras das cascas da fruta para criar a garrafa vencedora.
Wiktoria Mazur, da Academia de Belas Artes de Cracóvia, na Polónia, arrecadou o Glassberry de Prata com Pulpo, propondo uma tampa de cortiça perfurada que pode ser usada como porta-velas. Também da Polónia, mas da Academia de Belas Artes de Varsóvia, Klara Zalewska levou o Glassberry de Bronze com Kombucha, uma garrafa para chá fermentado inspirada nas tradições orientais.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.