ghost image socials
Terceira edição
Conhecidos os finalistas do Prémio Sonae Media Art 2019
7 de Maio de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Conhecidos os finalistas do Prémio Sonae Media Art 2019

A terceira edição do Prémio Sonae Media Art já escolheu os seus cinco finalistas. De um universo inicial de noventa e três candidaturas recebidas, foram validadas setenta e três e, posteriormente, escolhidas as cinco finalistas: Diogo Tudela, Francisca Aires Mateus, Rudolfo Quintas, o coletivo Berru, composto por Bernardo Bordalo, Mariana Vilanova, Rui Nó e Sérgio Coutinho, e o coletivo constituído pelos artistas João Correia, Sérgio Rebelo e Tiago Martins.

O júri responsável por esta seleção era composto pelo investigador e professor André Rangel, pelo artista António Cerveira Pinto e pela curadora, com especialização em artes digitais, Adelaide Ginga. Nesta avaliação, foram privilegiadas as candidaturas que demonstraram uma especial capacidade exploratória, inovadora e crítica no domínio da media art.

Nesse sentido, foram tidos em consideração como critérios relevantes da escolha, a maturidade tecnológica, a clareza conceptual e a qualidade formal das obras que instruíram as candidaturas. O júri deu especial atenção à amplitude geracional, reunindo artistas com percursos consolidados e artistas emergentes.

O vencedor do Prémio Sonae Media Art será escolhido entre os cinco finalistas, através da avaliação das obras em exposição, por um júri de premiação constituído por Miguel Soares (artista pioneiro em Portugal nas artes digitais e professor na área de arte multimédia, representado em várias coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro), Patrícia Gouveia (professora na área de arte multimédia, com investigação nos meios lúdicos, ficção interativa e artes digitais) e Yves Bernard (diretor artístico e executivo do IMAL, produtor e ativista de novos media, engenheiro de software, investigador científico e professor).

O Prémio Sonae Media Art é uma iniciativa bienal promovida pela Sonae em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e tem como objetivo distinguir as formas de criação artística contemporânea que utilizem meios digitais e eletrónicos, nas áreas de vídeo arte, projetos sonoros, projetos de exploração do virtual e da interatividade, bem como propostas de network, em que poderão estar incorporadas outras formas de arte como a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura.

Criado em 2015, o Prémio Sonae Media Art, no valor de 40 mil euros, atribui, ainda, uma bolsa de criação no valor de 5 mil euros a cada um dos finalistas para o desenvolvimento de uma obra inédita, sendo as cinco obras posteriormente expostas no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado. Nesta edição, a exposição decorrerá no mês de dezembro deste ano.

Artigos Relacionados

Este fim de semana, na SIC Notícias
15 de Outubro de 2021
Marcas & Empresas
Acordo com a Vodafone Alemanha
15 de Outubro de 2021
Últimas
Projeto de expansão dos Entrepostos
14 de Outubro de 2021
Marcas & Empresas

fechar

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.