Conheça o guia prático que o quer ajudar a ser melhor consumidor

Pesquisa

Consumo
Conheça o guia prático que o ajuda a ser melhor consumidor
16 de Março de 2023
Conheça o guia prático que o quer ajudar a ser melhor consumidor
Conheça o guia prático que o quer ajudar a ser melhor consumidor
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Conheça o guia prático que o ajuda a ser melhor consumidor

No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor acaba de surgir um projeto que o procura ajudar. O Guia Prático do Consumidor 2023 possibilita a todas as pessoas acederem aos aspetos mais relevantes na avaliação e classificação das marcas em diversas categorias, considerando onze grandes áreas de consumo.


Lançado pela Escolha do Consumidor, este guia identifica os aspetos mais importantes para os consumidores nas áreas de Bebé e Criança; Comércio Online; Equipamentos; Lazer e Entretenimento; Produtos Alimentares; Produtos e Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar; Produtos e Serviços para o Lar; Retalho Especializado e Não Especializado; Serviços Automóveis; Serviços de Âmbito Financeiro e Telecomunicações.


A Escolha do Consumidor procura, através deste guia, descrever o processo de decisão que leva à compra do produto ou aquisição do serviço, que passa pela necessidade, recolha de informação, avaliação de alternativas, compra e pós-venda. Neste processo são revelados os critérios mais importantes destacados pelos consumidores para cada categoria, identificando as marcas que mais se aproximaram desses aspetos e que, por esse motivo, foram vencedoras do selo "Escolha do Consumidor 2023".


No total, o guia avalia várias categorias nas onze áreas de consumo analisadas. A identificação dos aspetos mais importantes de cada categoria pretendem ajudar o consumidor a decidir no momento da compra, conduzindo-o naquilo que deve ter em conta para perceber a qualidade de determinado produto ou serviço.


Na categoria de Comércio Online, por exemplo, os aspetos mais importantes para o consumidor são o acompanhamento do pedido, rapidez na entrega e preços, com o destaque a ir para marcas como a Worten ou o KuantoKusta. Na categoria de Lazer e Entretenimento, o guia identifica como importantes aspetos relacionados com a qualidade do espaço, a capacidade de aconselhamento ou a credibilidade, destacando-se marcas como os Cinemas NOS, a Bestravel ou a Odisseias, respetivamente.


Numa categoria como Produtos e Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar, os aspetos mais importantes para o consumidor que as marcas devem considerar são a qualidade do produto, a transparência da informação ou os benefícios, com destaque para marcas como a Eucerin, Filorga ou Essilor. Por outro lado, na categoria de Produtos Alimentares, destacam-se critérios como o aspeto, o sabor ou a validade, em marcas como o Aldi, a Delta ou a Primor.


Já na categoria de Retalho Especializado e Não Especializado, a rapidez no atendimento, a relação qualidade-preço ou a oferta variada são importantes, destacando-se marcas como o Leroy Merlin, Sport Zone ou UBBO. No que diz respeito a Serviços de Âmbito Financeiro, o consumidor valoriza vantagens nas taxas, rapidez de resposta e disponibilidade do apoio ao cliente, em marcas como a Cofidis, Fidelidade ou ok! seguros.

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Conheça o guia prático que o quer ajudar a ser melhor consumidor

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Conheça o guia prático que o quer ajudar a ser melhor consumidor

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile