Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Um estudo da Kaspersky veio
mostrar que quase metade das pessoas confia na inteligência artificial para
essa tarefa.
A inteligência artificial tem uma
cada vez maior predominância nas nossas vidas. Os encontros virtuais não fogem
a essa regra, com as plataformas que as promovem a utilizarem algoritmos
inteligentes a fim de ajudarem as pessoas a encontrar uma correspondência. Perante
esta realidade, quase metade dos indivíduos diz confiar na inteligência
artificial durante o processo de escolha de um parceiro.
As conclusões são de um estudo
internacional da Kaspersky, que se debruçou sobre o impacto da tecnologia nas
relações. Neste âmbito, 44% dos inquiridos diz que confiaria na escolha feita pelos
algoritmos inteligentes envolvidos nos serviços de encontros online, ao passo
que uma percentagem ainda maior (64%) revelou que as recomendações dos
algoritmos correspondem plenamente às suas preferências.
De acordo com o estudo da
Kaspersky, mais de metade (54%) dos inquiridos concorda ainda que as aplicações
de encontros tornaram o processo de escolha de um parceiro muito mais fácil.
Além disso, 43% dos mesmos afirmou, adicionalmente, que apenas se encontrariam
com os indivíduos que o algoritmo lhes recomendasse.
Mas se uma coisa é confiar nas
recomendações, outra é escolher uma correspondência tendo apenas por base as propostas
provenientes da inteligência artificial, uma vez que mais de metade (56%) dos
inquiridos não tem a certeza se os algoritmos conseguem cobrir toda a
complexidade de fatores que fazem uma pessoa sentir-se atraída por outra. Além
disso, 39% dos questionados confessa ainda que os algoritmos são
“desumanizadores”.
Em comunicado de imprensa, David
Jacoby, investigador de segurança da Kaspersky”, lança ainda um alerta: “apesar dos benefícios e possibilidades dos serviços de dating, devemos permanecer
sempre vigilantes e lembrarmo-nos que não podemos saber ao certo quem está do
outro lado do ecrã".
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.