Comunicar entre o real e o artificial

Pesquisa

Emissão Online
Comunicar entre o real e o artificial
11 de Março de 2024
Comunicar entre o real e o artificial
Comunicar entre o real e o artificial
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Comunicar entre o real e o artificial

O título desta emissão é um estímulo à reflexão sobre o modo como a nossa cultura está cada vez mais contaminada por experiências que cruzam o mundo palpável, que emana da criatividade e talento humano – com cheiros e sabores - com o mundo que a tecnologia inventa todos os dias e que nos faz imaginar e viver o real através de criações da Inteligência Artificial.


Por mais inspiração que o mundo virtual nos traga, as sensações que a natureza nos oferece na sua forma mais genuína e natural vão continuar a ser um fator fundamental para a diferenciação e competitividade de setores como, por exemplo, o do turismo.


A gastronomia é uma destas realidades que tem contribuído para a afirmação de Portugal como um dos melhores destinos turísticos do mundo. E não são virtuais as Estrelas Michelin que os restaurantes e Chefs nacionais têm recebido pelo extraordinário trabalho em valorizar os produtos regionais e pela capacidade de criarem uma nova abordagem à cozinha lusófona. Não é por isso de estranha que o Guia Michelin, pela primeira vez na sua história, tenha dedicado ao nosso país uma Gala especial que destacou 167 restaurantes nos quais brilham várias Estrelas entre elas a Estrela Verde, que reflete a aposta na sustentabilidade do setor. É uma reportagem integrada na rubrica Destino Sustentável que levou a jornalista Ana Gaboleiro ao Algarve onde decorreu a Gala de entrega de prémios.


Nesta cultura de mundo real e profundamente humanizado, a poesia e o design dão as mãos no novo projeto do criativo português Pedro Pires. Poets & Painters apresenta-se como uma plataforma de projetos focada em diferentes culturas criativas que aliam a criação editorial a um novo foco na estratégia de marcas: institucionais, comerciais e culturais. Um novo ciclo de Pedro Pires que o jornalista Marco Silva foi conhecer.


Sem dúvida que a tecnologia e a inteligência artificial, são, e vão tornar-se cada vez mais um pilar da cultura contemporânea empoderando as gerações mais novas e nativas digitais. Entre as descobertas do potencial de IA para a geração de conteúdos em texto e imagem, cresce o interesse pelo áudio e pelo formato podcast, uma ferramenta que, segundo o estudo Forecast Marketing 2024, da agência de comunicação LLYC, está a ganhar a preferência de consumidores e marcas. A par destes dados, há outras tendências e conclusões relevantes que se podem extrair desta análise e que a jornalista Catarina Ganhão nos revela nesta emissão.


A influência da tecnologia no nosso estilo de vida é também destacada na rubrica Economia+Criativa com uma inovação made in Portugal para os amantes dos desportos de combate e que se chama BHOUT Bag. Trata-se de um saco de boxe inteligente desenvolvido por uma startup portuguesa e que a revista Time considerou uma das 200 melhores invenções do mundo. Uma história para descobrir com o jornalista Francisco Branco.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Comunicar entre o real e o artificial

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Comunicar entre o real e o artificial

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile