Compras e Sustentabilidade

Pesquisa

A opinião de António Jorge
Compras e Sustentabilidade
19 de Maio de 2021
Compras e Sustentabilidade
Compras e Sustentabilidade
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Compras e Sustentabilidade
António Jorge
Consultor, Executivo e Docente Universitário

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Muito se tem falado da consolidação do crescimento e da importância do canal digital, contudo alterações de consumo baseados em comportamentos, fundados em um novo sistema de valores, está a surgir.

 

A consciência de que todos temos de contribuir para a sustentabilidade do planeta, é outra das heranças positivas desta pandemia. Toda a sociedade tomou essa consciência e está a adaptar o seu modo de vida por forma não só a evitar a destruição, mas também a tentar contribuir para a recuperação do planeta.

 

Desde à muito que esta temática é recorrente nas várias vertentes sociais, da arte à cultura, passando pela economia onde os agentes económicos apelidaram o seu contributo de  responsabilidade social corporativa. Na verdade, embora na maioria dos casos todas estas ações tenham sido positivas, nenhuma conseguiu um verdadeiro volte face na destruição do planeta.


Em minha opinião, porque, os princípios e valores da sociedade de consumo são incompatíveis ou mesmo inversamente proporcionais à sustentabilidade. Isto é, as ideias de posse, da última moda e de estatuto e satisfação por via do materialismo, não são sustentáveis, embora sejam o motor do crescimento económico.

Nem sempre foi assim e, tem de deixar de ser assim. Todos nos lembramos da durabilidade que os bens tinham antes de a obsolescência programada ser uma prática generalizada e socialmente aceite e de se criarem as narrativas consumistas.


As marcas já perceberam a inevitabilidade dessa mudança. O mais recente anúncio da Levi’s sobre o lema “compra melhor, usa-o mais tempo” é um exemplo paradigmático. A marca apela a que se use a roupa durante mais tempo a fim de evitar o desperdício. Trata-se de um ato de coragem e de inovação, que seguramente dará os seus frutos em termos de valor de marca e a sua queda em termos de vendas globais.


Por outro lado, um artigo cientifico publicado no Journal of Marketing com o título, “Buy less, buy luxury”considera que a compra de artigos de luxo, comprovadamente reconhecidos como de elevada qualidade e durabilidade, é um dos comportamentos que mais contribui para um consumo sustentável.


Esta tendência faz antever uma importante crise nos modelos de negócio centrados em produtos de qualidade média baixa. Para estes negócios, esta ameaça é de facto real, veja-se o artigo publicado no Portugal Têxtil com o título “E se os consumidores abandonarem a fast fashion ?”, onde são analisados os impactos desta eventual realidade na industria têxtil.


Mais uma vez, uma mudança que implica rever modelos de negócio e posicionamentos de marcas.



Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Compras e Sustentabilidade

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Compras e Sustentabilidade

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile