ghost image socials
A opinião de Pedro Matias
Como transitar 1 Milhão e 300 mil empresas para o novo mundo Digital?
2 de novembro de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como transitar 1 Milhão e 300 mil empresas para o novo mundo Digital?

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Vários estudos nacionais e internacionais apontam o facto de não existir, totalmente enraizada, em Portugal uma cultura Digital em muitos setores da produção e dos serviços.


Apesar de múltiplas iniciativas públicas e privadas realizadas nos últimos anos no âmbito da sensibilização e capacitação para a importância do Digital e até para aquilo que se designa de Indústria 4.0, a realidade mostra-nos que ainda existe um longo caminho a percorrer para que efetivamente as empresas, e sobretudo as PME, estejam preparadas para tirar partido da necessária transição Digital que as economias e as sociedades estão a viver.


Segundo os últimos dados sobre empresas, nomeadamente da PORDATA, existem em Portugal cerca de 1 Milhão e 300 mil empresas. E de facto, mais de 99% são PME.

Também a nível do número de trabalhadores as PME concentram quase 80% da força de trabalho. É esmagador.


Por isso, é nas PME que reside a força empresarial de Portugal.


Assim, o aumento do conhecimento e capacitação das empresas, em especial nas PME, para um mundo cada vez mais assente no Digital de forma a acelerar a transição para o novo referencial económico, surge como uma prioridade nacional.


A experiência e conhecimento de várias ações nas empresas permite retirar alguns ensinamentos sobre as abordagens mais adequadas e as necessidades mais prementes destas de forma a sensibilizar e capacitar as PME com conhecimento e ferramentas que permitam acelerar a sua transformação e transição Digital.


Daqui resulta que a resposta necessita de uma abordagem holística do processo de capacitação e aumento de maturidade das PME, através de uma intervenção especializada em diferentes vertentes. Entre estas incluem-se seis eixos centrais:


·       sensibilização continuadapara a nova realidade industrial, económica e social resultante do novo paradigma económico;


·       intensificação do diagnóstico de maturidade Digital (e também com enfoque na Indústria 4.0) da realidade industrial e económica em diferentes regiões do país;


·       desenvolvimento de roteiros setoriais e guias de orientação (definição de caminho crítico);


·       criação de plataformas dinâmicas de informação e outras ferramentas auxiliares de apoio ao aumento de conhecimento e intervenção nos setores de atividade visados;


·       avaliação do posicionamento das PMEnacionais entre si e com o exterior;


·       disseminação de “case studies” e de “boas práticas” relativos a lacunas/falhas de mercado.  


Só uma abordagem integrada poderá contribuir para a aceleração efetiva do processo de transição Digital e que tire partido da Indústria 4.0 por parte das PME portuguesas deixando-as mais preparadas para abraçar novos desafios.


Mesmo assim não nos podemos esquecer que grande parte dos países estão a fazer o mesmo. Por isso, como dizia a Rainha para Alice (personagem do livro de Lewis Carroll: “Alice do outro lado do espelho”): “neste país se você quiser estar parada tem de correr. Se quiser andar para a frente tem de correr duas vezes mais depressa…”.



Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.