Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
“Estamos a regressar às empresas. E AGORA?” foi o tema do grande debate
promovido pela Empower Brands Community que contou com mais de 200 inscritos.
Apesar de não se poder generalizar e de não haver respostas unânimes, o evento
apontou alguns caminhos de futuro do mercado laboral.
“Como será daqui para a frente? Vamos regressar ao
modelo que conhecíamos? Estarão as organizações preparadas para assegurar o
distanciamento necessário? O teletrabalho é uma alternativa viável? Serão os
modelos híbridos os que prevalecerão? E como é que as pessoas estão a lidar com
esta mudança de paradigma?”.
Estas foram algumas das questões introdutórias
lançadas por Cristina Amaro, Fundadora e Presidente da Empower Brands
Community, no evento digital que procurou trazer alguma compreensão sobre os
temas que surgem com o eventual regresso às empresas e ao chamado “novo
normal”. A conferência contou com a participação de embaixadores da comunidade
espalhados pelo mundo e com a intervenção de dois Keynote Speakers.
Minnie Fredenthal, médica internista, especializada em
nutrição, mindfulness e neurociência, começou por abordar o impacto dos novos
modelos na saúde mental das pessoas e as estratégias que devem ser seguidas
para gerir com sucesso os tempos tão desafiantes que vivemos: “A pergunta é:
como é que nós nos podemos relacionar com esta complexidade a todos os níveis
da nossa sociedade? A verdade é que nós temos de tornar a complexidade num
aliado. Aquilo que eu vos vou propor é encontrarem tempo para fazer uma
reflexão. Muitas vezes a nossa mente está a preocupar-se em vez de pararmos e
estabelecermos tempo para soluções”, sugeriu a especialista.
Mas se a visão de uma médica é fundamental porque a
saúde é a nossa maior riqueza, também não podemos descurar a saúde financeira
das empresas. É preciso perceber como elas se podem adaptar ao atual
contexto.
José Reis, Professor Catedrático da Faculdade de
Economia da Universidade de Coimbra, partilhou a sua visão pragmática acerca do
mercado laboral, lançando cinco questões “incómodas” sobre o trabalho em Portugal,
entre elas uma relacionada concretamente com o trabalho remoto: “Porque é que
falamos tanto de teletrabalho se mais de 70% dos trabalhadores portugueses e
mais de 80% dos trabalhadores da indústria não estiveram sequer um dia em
teletrabalho? Por que razão falamos tanto disso e não falamos dos que não
estiveram em teletrabalho? Uma resposta possível é porque nós descuramos a
dimensão produtiva da economia nacional”, realçou o professor.
Como podemos avançar e que modelos já se estão a
revelar eficazes? E que boas práticas nos chegam de mercados e empresas que
estão a adotar novas formas de trabalho? A jornalista Maria José Martins e
Cristina Amaro moderaram o debate que se seguiu com alguns dos embaixadores da
Empower Brands Community, que trouxeram a sua visão a partir da Coreia do Sul,
Estados Unidos, Japão, Moçambique e Portugal.
Artur Martins, CBO e CXO da Kia Corporation, David
Lopes, Presidente da AEON Topvalu Co., Fernando Oliveira, Presidente do
conselho de administração da Sumol+Compal Moçambique SA; Tim Vieira, CEO da
Brave Generation Academy e investidor, e Nuno Teles, Presidente da Diageo Beer
Company USA, falaram sobre os desafios que os gestores e líderes de empresas
enfrentam neste momento, nomeadamente a adaptação a um novo paradigma de
liderança (em que o espírito de controle deverá dar lugar à confiança e à
liberdade dos colaboradores) e a uma nova forma de trabalhar, em que se tem de
aproveitar as vantagens proporcionadas pelos desenvolvimentos tecnológicos,
nunca descurando a importância do contato humano, de forma a manter equipas
mais felizes, mais focadas e mais produtivas.
Para aceder a toda a informação do evento clique aqui.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.