Newsletter
Pesquisa
À partida poderíamos pensar que o surto de Covid-19 faria com que o investimento das marcas em publicidade diminuísse significativamente. No entanto, um estudo da eMarketer dá um sinal positivo a uma indústria que neste momento vive dias de enorme incerteza.
O relatório estima que o gasto das marcas em publicidade irá subir 7%. A anterior previsão – 7,4% - foi, assim, corrigida em baixa de forma muito ligeira. Tendo em conta a paralisação económica e social que o coronavírus provocou, parece ser difícil que os prognósticos da empresa de estudos de mercado se transformem em realidade. No entanto, a eMarketer assume que a pandemia poderá ser ultrapassada nos próximos meses e sugere que haverá uma normalização do mercado na segunda metade de 2020, que irá acumular a perdas de investimento registadas durante o primeiro semestre.
Este relatório, de algum modo, está a mercê de algumas incertezas. Por exemplo, no seu estudo, a empresa prevê que os Jogos Olímpicos de Tóquio irão celebrar-se à mesma no final de julho. Caso não seja adiado, o evento vai traduzir-se em grandes investimentos publicitários em todas as partes do mundo. Mas na eventualidade da competição ser cancelada este ano – algo que foi inclusive já confirmado por um membro do Comité Olímpico – as previsões teriam de ser revistas em baixa naturalmente.
Há que ter ainda em conta que as medidas governamentais focadas no isolamento e distância social terão grande impacto na publicidade outdoor, um meio particularmente robusto do ponto de vista do investimento.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.