Newsletter
Pesquisa
Conheça agora alguns dos pontos-chave do Empower Moment “Low Touch Economy – Como abraçar uma
economia que não se toca”, transmitido ontem no Empower Brands Channel.
O debate, organizado pela Empower
Brands Community, reuniu líderes de várias áreas e centrou-se em torno dos
desafios e das oportunidades que surgem numa sociedade com um menor contacto
humano, mas com uma cada vez maior digitalização.
Ana Lehmann, Luís Onofre, Miguel
Setas, Nuno Teles, Pedro Pina e Rui Paiva foram os especialistas que marcaram
presença no encontro e mostraram de imediato um consenso relativamente à
utilização pouco adequada da expressão “Novo Normal” para definir os tempos que
se seguem à fase pós-confinamento que todos estamos a viver.
Mais do que haver uma aparente
nova normalidade, todos concordam com o facto de existir uma aceleração de um
conjunto de tendências que já faziam parte da nossa realidade.
Ana Lehmann, que já esteve à
frente da Secretaria de Estado da Indústria, começou por evidenciar a
necessária reconfiguração das cadeias de valor globais após a pandemia. “Um dos
impactos que mais se fala é da questão das cadeias de valor globais e possivelmente
nós fomos longe demais. Na sequência da grave crise financeira que se iniciou
em 2008 nós tivemos o triunfo do outsourcing, mas também da dependência de
poucos fornecedores. A China assumiu-se como a fábrica do mundo. Há uma
consciência com aquilo que se está passar no presente de que devemos ter mais
cuidado com as nossas cadeias de fornecimento, porque houve uma rutura em muitas
indústrias. Eu creio que a globalização está para ficar, mas há muita coisa que
vai ter ser reconfigurada e alguma redefinição de setores estratégicos vai ter
de acontecer para não corrermos riscos maiores”, defendeu a embaixadora da
Empower Brands Community.
Ana Lehmann referiu que, apesar de
muitas empresas estarem a passar por muitas dificuldades neste momento, esta é uma
altura para repensar estratégias e inovar. “A reindustrialização e a indústria
4.0 são uma grande oportunidade para a europa e para Portugal. Há uma aceleração
de tendências que já vinham a acontecer, designadamente com a digitalização das
atividades económicas, com a digitalização da nossa vida em sociedade”, referiu.
Estes foram apenas alguns dos pontos abordados durante o encontro transmitido no canal Empower Brands Channel. Assista à conferência na
íntegra aqui.
Caso queira ter acesso exclusivo ao Paper deste Empower Moment envie e-mail para publicaffairs@ebh.pt.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.