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Um estudo
da Google revela como a insegurança e a frustração dos consumidores nesta nova
realidade irá afetar as marcas e os negócios.
A "Think with Google" é uma plataforma da gigante tecnológica que se
dedica a realizar estudos e a analisar tendências de mercado, tendo lançado a
primeira edição de uma série de relatórios sobre a era pós-Covid. “Descobrindo um
novo consumidor” é o título deste primeiro estudo, que analisa várias áreas
relacionadas com o consumo que serão afetadas pelas novas perspetivas
emocionais, sociais e económicas dos consumidores.
De seguida deixamos-lhe as principais conclusões do relatório,
que aponta para um cenário dominado por um consumidor frustrado, instável e
desconfiado:
1. O presente indefinido: a nova forma do futuro.
A situação sanitária rompeu com o conceito de curto e longo
prazo para deixar uma preponderância absoluta do presente. As mudanças que não
dependem do consumidor (a situação sanitária, ordens governamentais,
restrições) colocam sobre a mesa a necessidade de produtos “on the go” e mais
flexibilidade por parte das marcas.
2. Quem resiste, vence.
A quantidade de mudanças que os consumidores estão a
experimentar num tão curto espaço temporal (inovação tecnológica, crise
climática, Covid-19, etc…) provoca uma sensação constante de cansaço e uma
sensação de “não estarem preparados”. Segundo o estudo da Google, o consumidor
não faz ideia de “onde se encontra a meta, mas sabe que ela não está perto e
que o atual contexto vai continuar a exigir uma forte dose de persistência
comportamental”.
3. Prazeres e ruturas.
Num contexto de preocupação constante em relação à saúde, as
marcas devem satisfazer as outras necessidades do cliente: as experiências, o
prazer, a evasão. A segurança passou a ser um elemento chave para qualquer
marca, mas aquilo que marcará a diferença será a satisfação do consumidor.
4. Compensação + restrições: as mudanças no cesto das
compras.
O consumidor procura compensar este período difícil com
compras que produzam prazer. As marcas devem aproveitar esta oportunidade para
mostrar que conseguem responder eficazmente à procura e adotar táticas de fidelização.
5. Black Friday, a grande prova.
O Black Friday de 2020 será a oportunidade para as marcas
testarem o mercado, sendo um momento-chave para experimentar os novos métodos
de venda online.
6. Vidas “on the go”, marketing on the go
As marcas devem estar constantemente em alerta para as
mudanças no cenário do consumo. A instabilidade e volatilidade da situação fez
com que o consumidor esteja num constante processo de reconfiguração. Os
padrões que funcionavam até agora já não funcionam e o estado emocional dos
clientes varia de um dia para o outro. Perante este contexto, o marketing deve
ser mais flexível e ágil do que nunca.
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