Como são os consumidores desta nova realidade?

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Estudo “Think with Google”
Como são os consumidores desta nova realidade?
7 de Outubro de 2020
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Como são os consumidores desta nova realidade?
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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Um estudo da Google revela como a insegurança e a frustração dos consumidores nesta nova realidade irá afetar as marcas e os negócios.


A "Think with Google" é uma plataforma da gigante tecnológica que se dedica a realizar estudos e a analisar tendências de mercado, tendo lançado a primeira edição de uma série de relatórios sobre a era pós-Covid. “Descobrindo um novo consumidor” é o título deste primeiro estudo, que analisa várias áreas relacionadas com o consumo que serão afetadas pelas novas perspetivas emocionais, sociais e económicas dos consumidores.


De seguida deixamos-lhe as principais conclusões do relatório, que aponta para um cenário dominado por um consumidor frustrado, instável e desconfiado:

 

1. O presente indefinido: a nova forma do futuro.

A situação sanitária rompeu com o conceito de curto e longo prazo para deixar uma preponderância absoluta do presente. As mudanças que não dependem do consumidor (a situação sanitária, ordens governamentais, restrições) colocam sobre a mesa a necessidade de produtos “on the go” e mais flexibilidade por parte das marcas.

 

2. Quem resiste, vence.

A quantidade de mudanças que os consumidores estão a experimentar num tão curto espaço temporal (inovação tecnológica, crise climática, Covid-19, etc…) provoca uma sensação constante de cansaço e uma sensação de “não estarem preparados”. Segundo o estudo da Google, o consumidor não faz ideia de “onde se encontra a meta, mas sabe que ela não está perto e que o atual contexto vai continuar a exigir uma forte dose de persistência comportamental”.

 

3. Prazeres e ruturas.

Num contexto de preocupação constante em relação à saúde, as marcas devem satisfazer as outras necessidades do cliente: as experiências, o prazer, a evasão. A segurança passou a ser um elemento chave para qualquer marca, mas aquilo que marcará a diferença será a satisfação do consumidor.

 

4. Compensação + restrições: as mudanças no cesto das compras.

O consumidor procura compensar este período difícil com compras que produzam prazer. As marcas devem aproveitar esta oportunidade para mostrar que conseguem responder eficazmente à procura e adotar táticas de fidelização.

 

5. Black Friday, a grande prova.

O Black Friday de 2020 será a oportunidade para as marcas testarem o mercado, sendo um momento-chave para experimentar os novos métodos de venda online.

 

6. Vidas “on the go”, marketing on the go

As marcas devem estar constantemente em alerta para as mudanças no cenário do consumo. A instabilidade e volatilidade da situação fez com que o consumidor esteja num constante processo de reconfiguração. Os padrões que funcionavam até agora já não funcionam e o estado emocional dos clientes varia de um dia para o outro. Perante este contexto, o marketing deve ser mais flexível e ágil do que nunca.

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