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A Inteligência Artificial está cada vez mais presente na
sociedade. Ainda assim, um em cada cinco consumidores europeus confessa que
nunca ouviu falar da Inteligência Artificial ou desconhece como se utiliza,
revela estudo.
A Inteligência Artificial é cada vez mais usada no nosso
quotidiano. É uma ferramenta muito utilizada para automatizar processos de
compra, seja em estabelecimentos físicos ou através do canal online. No
entanto, um em cada cinco consumidores europeus afirma nunca ter ouvido falar
em inteligência artificial ou não sabe utilizá-la, de acordo com um estudo da
Organização Europeia de Consumidores.
“Ainda que os clientes não identifiquem as aplicações que
têm as tecnologias baseadas em Big Data, Machine Learning ou a Internet das
Coisas (IoT), têm, sim, expectativas muito altas em relação à experiência de
compra que proporcionam e, de facto, atuam como impulsionadoras de inovação
para muitos negócios”, garante Paloma Tercero Sanz, gerente de contas não
financeiras da Novaquality, consultora especializada em análise de dados, em
declarações citadas pelo Marketing Directo.
Segundo os especialistas desta empresa, a implementação da
Inteligência Artificial no retalho estará por detrás de muitas das experiências
que os consumidores irão procurar em 2022. Segundo a Novaquality, existe um
conjunto de tendências que sairão reforçadas este ano nesta área. Aqui ficam
algumas delas:
Stock inteligente - Conhecer o perfil de cada cliente
permite que o e-commerce mostre a oferta disponível de forma personalizada. Por
exemplo, é possível dar prioridade aos produtos e serviços que mais interessam
ao consumidor. Esta funcionalidade também pode ser transferida para as lojas
físicas, disponibilizando esta informação ao vendedor, desde o momento em que o
cliente entra no estabelecimento e liga o seu telemóvel.
Ajuda na avaliação do produto - A inteligência de
dados pode ser uma aliada do consumidor na tomada de decisões. É
particularmente útil em produtos e serviços que são influenciados por muitas
variáveis, como tecnologia, seguros, viagens, etc.
Assistência virtual - O chatbot “humanizado” ou a
possibilidade de o telemóvel passar a ser um assistente quando nos sentimos
“perdidos” num negócio são opções de grande ajuda.
Disponibilidade de stock – A Inteligência Artificial
pode servir para informar o cliente de maneira instantânea sobre, por exemplo,
a disponibilidade de um produto no estabelecimento em que se encontra ou noutro
ponto de venda mais próximo.
Experiências ágeis - As novas gerações digitais estão
habituadas a penalizar qualquer processo que seja lento ou chato. A agilidade
tem sempre que prevalecer, seja uma compra online ou física, e aqui a disponibilidade
das informações do utilizador e o seu correto tratamento atuam como
aceleradores dos processos.
Logística sustentável - A otimização de rotas ou a
redução de entregas erradas são aspetos que podem ser significativamente
melhorados graças à Inteligência Artificial.
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