Como pode a Inteligência Artificial transformar a experiência de compra?

Pesquisa

Estudo aponta tendências para 2022
Como pode a Inteligência Artificial transformar a experiência de compra?
7 de Janeiro de 2022
Como pode a Inteligência Artificial transformar a experiência de compra?
Como pode a Inteligência Artificial transformar a experiência de compra?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como pode a Inteligência Artificial transformar a experiência de compra?
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente na sociedade. Ainda assim, um em cada cinco consumidores europeus confessa que nunca ouviu falar da Inteligência Artificial ou desconhece como se utiliza, revela estudo.

 

A Inteligência Artificial é cada vez mais usada no nosso quotidiano. É uma ferramenta muito utilizada para automatizar processos de compra, seja em estabelecimentos físicos ou através do canal online. No entanto, um em cada cinco consumidores europeus afirma nunca ter ouvido falar em inteligência artificial ou não sabe utilizá-la, de acordo com um estudo da Organização Europeia de Consumidores.


“Ainda que os clientes não identifiquem as aplicações que têm as tecnologias baseadas em Big Data, Machine Learning ou a Internet das Coisas (IoT), têm, sim, expectativas muito altas em relação à experiência de compra que proporcionam e, de facto, atuam como impulsionadoras de inovação para muitos negócios”, garante Paloma Tercero Sanz, gerente de contas não financeiras da Novaquality, consultora especializada em análise de dados, em declarações citadas pelo Marketing Directo.


Segundo os especialistas desta empresa, a implementação da Inteligência Artificial no retalho estará por detrás de muitas das experiências que os consumidores irão procurar em 2022. Segundo a Novaquality, existe um conjunto de tendências que sairão reforçadas este ano nesta área. Aqui ficam algumas delas:


Stock inteligente - Conhecer o perfil de cada cliente permite que o e-commerce mostre a oferta disponível de forma personalizada. Por exemplo, é possível dar prioridade aos produtos e serviços que mais interessam ao consumidor. Esta funcionalidade também pode ser transferida para as lojas físicas, disponibilizando esta informação ao vendedor, desde o momento em que o cliente entra no estabelecimento e liga o seu telemóvel.


Ajuda na avaliação do produto - A inteligência de dados pode ser uma aliada do consumidor na tomada de decisões. É particularmente útil em produtos e serviços que são influenciados por muitas variáveis, como tecnologia, seguros, viagens, etc.


Assistência virtual - O chatbot “humanizado” ou a possibilidade de o telemóvel passar a ser um assistente quando nos sentimos “perdidos” num negócio são opções de grande ajuda.


Disponibilidade de stock – A Inteligência Artificial pode servir para informar o cliente de maneira instantânea sobre, por exemplo, a disponibilidade de um produto no estabelecimento em que se encontra ou noutro ponto de venda mais próximo.


Experiências ágeis - As novas gerações digitais estão habituadas a penalizar qualquer processo que seja lento ou chato. A agilidade tem sempre que prevalecer, seja uma compra online ou física, e aqui a disponibilidade das informações do utilizador e o seu correto tratamento atuam como aceleradores dos processos.


Logística sustentável - A otimização de rotas ou a redução de entregas erradas são aspetos que podem ser significativamente melhorados graças à Inteligência Artificial.

 

 

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Como pode a Inteligência Artificial transformar a experiência de compra?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Como pode a Inteligência Artificial transformar a experiência de compra?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile