Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Ecológica, mais conservadora e menos
adepta do hedonismo do que as gerações anteriores. A Geração Z parece estar
mais consciente das consequências do individualismo, dando, por isso, mais
importância à ideia de comunidade. É isso que indica, pelo menos, um estudo
recentemente realizado na Alemanha.
O hedonismo –
uma doutrina filosófica que faz do prazer um bem supremo e objeto da vida – que
outrora era particularmente apreciado pelos consumidores mais jovens parece já
fazer parte do passado. Nos tempos que correm, a juventude é mais séria e
comprometida. É esta a ideia transmitida num estudo realizado na Alemanha pelo
SINUS Institute, e do qual as marcas e empresas podem retirar algumas ideias
sobre os pensamentos e comportamentos dos chamados “centennials”.
De acordo com
esta análise, centrada nas camadas jovens entre os 14 e 17 anos, estes
indivíduos contemplam o futuro com um otimismo moderado, provavelmente como
consequência da crise provocada pelo novo coronavírus. Além disso, entre os
mais jovens parece evidenciar-se um clima de insatisfação, especificamente por
áreas vitais muito concretas. Deste estudo ressalta a ideia de que a maior
parte dos jovens dá grande importância a valores como a família, a lealdade e a
autodeterminação.
No momento de
escolher uma carreira profissional, os “centennials” dão particular importância
à diversão que o seu trabalho lhes proporciona e à boa relação com os colegas.
O salário é naturalmente relevante aos olhos dos mais jovens, mas não é
decisivo.
No que diz
respeito às atividades de lazer, o desporto desempenha um papel muito
importante nas vidas dos mais jovens, altamente motivados por fatores como a
saúde, o exercício físico ou a mera diversão. Por outro lado, o bem estar dos
mais jovens pode, por vezes, ser comprometido pela cada vez maior falta de
tempo, pela pressão em alcançar o sucesso e os medos de natureza social.
Na área da
política há um tema que ganha especial força hoje em dia: as alterações
climáticas. Os mais jovens estão particularmente interessados na proteção do
planeta e do clima, mas sentem simultaneamente que lhes falta poder uma vez que a
política é feita pelos mesmos “players” há vários anos. Talvez por essa razão
mais de metade da Geração Z tem uma perceção negativa da política, ainda que os
adultos sejam mais críticos em relação aos políticos.
Quanto ao
coronavírus, ainda que os jovens não escondam a sua preocupação pelo atual
contexto, a maioria olha para a pandemia como uma crise temporal que chegará ao
seu fim, mais cedo ou mais tarde.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.