Como os “centennials” contemplam o futuro

Pesquisa

Estudo
Como os “centennials” contemplam o futuro
30 de Julho de 2020
Como os “centennials” contemplam o futuro
Como os “centennials” contemplam o futuro
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como os “centennials” contemplam o futuro
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Ecológica, mais conservadora e menos adepta do hedonismo do que as gerações anteriores. A Geração Z parece estar mais consciente das consequências do individualismo, dando, por isso, mais importância à ideia de comunidade. É isso que indica, pelo menos, um estudo recentemente realizado na Alemanha.


O hedonismo – uma doutrina filosófica que faz do prazer um bem supremo e objeto da vida – que outrora era particularmente apreciado pelos consumidores mais jovens parece já fazer parte do passado. Nos tempos que correm, a juventude é mais séria e comprometida. É esta a ideia transmitida num estudo realizado na Alemanha pelo SINUS Institute, e do qual as marcas e empresas podem retirar algumas ideias sobre os pensamentos e comportamentos dos chamados “centennials”.


De acordo com esta análise, centrada nas camadas jovens entre os 14 e 17 anos, estes indivíduos contemplam o futuro com um otimismo moderado, provavelmente como consequência da crise provocada pelo novo coronavírus. Além disso, entre os mais jovens parece evidenciar-se um clima de insatisfação, especificamente por áreas vitais muito concretas. Deste estudo ressalta a ideia de que a maior parte dos jovens dá grande importância a valores como a família, a lealdade e a autodeterminação.


No momento de escolher uma carreira profissional, os “centennials” dão particular importância à diversão que o seu trabalho lhes proporciona e à boa relação com os colegas. O salário é naturalmente relevante aos olhos dos mais jovens, mas não é decisivo.

No que diz respeito às atividades de lazer, o desporto desempenha um papel muito importante nas vidas dos mais jovens, altamente motivados por fatores como a saúde, o exercício físico ou a mera diversão. Por outro lado, o bem estar dos mais jovens pode, por vezes, ser comprometido pela cada vez maior falta de tempo, pela pressão em alcançar o sucesso e os medos de natureza social.


Na área da política há um tema que ganha especial força hoje em dia: as alterações climáticas. Os mais jovens estão particularmente interessados na proteção do planeta e do clima, mas sentem simultaneamente que lhes falta poder uma vez que a política é feita pelos mesmos “players” há vários anos. Talvez por essa razão mais de metade da Geração Z tem uma perceção negativa da política, ainda que os adultos sejam mais críticos em relação aos políticos.


Quanto ao coronavírus, ainda que os jovens não escondam a sua preocupação pelo atual contexto, a maioria olha para a pandemia como uma crise temporal que chegará ao seu fim, mais cedo ou mais tarde.

 

 

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Como os “centennials” contemplam o futuro

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Como os “centennials” contemplam o futuro

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile