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Num mundo onde a nossa privacidade é invadida a cada click, a cada
“gosto” e às demais interacções na internet, essas interacções criam
quantidades massivas de informação. A interpretação destes dados é utilizada na
estratégia das empresas, tornando o departamento de marketing numa peça central
dos negócios, elevando assim o nível de exigência dos seus profissionais.
Não é fácil encontrar recursos com
grandes capacidades analíticas para tirar todo o potencial da informação
disponível, tal como também não é comum encontrar quem saiba lidar com todas as
questões legais no manuseamento de dados sensíveis.
Nalguns casos o marketing costuma ser o
reflexo dos líderes das empresas, seguindo a estratégia, princípios e valores
dos seus gerentes, no entanto têm existido cada vez mais casos onde o marketing
tem sido o impulsionador para o posicionamento da empresa, devido ao seu
conhecimento do mercado e as exigências do seu público. É verdade que sou
suspeito, mas atrevo-me a dizer que o marketing é onde tudo começa. Sem mercado
(e pessoas) não há produto ou serviço que se venda, e é essa faculdade que
torna o marketing e a comunicação das empresas cada vez mais relevante no
arranque, sustentabilidade e transformação das empresas.
A pressão do mercado e a actual exigência
dos consumidores na apreciação ética da persona empresa, está também a
criar um ecossistema onde apenas as empresas “correctas” saem vencedoras. Cada
vez mais vemos o sucesso de empresas geridas por pessoas percepcionadas como
“boas”, inspiradoras e com preocupações sociais, criando assim marcas apetecíveis.
O maior exemplo de uma empresa
inspiradora é a Tesla. O seu marketing baseia-se no seu fundador, Elon Musk,
alguém que consegue inspirar o mundo através da sua personalidade disruptiva e
um forte sentido de missão pelo “bem” da humanidade. Hoje em dia muitas
empresas tentam imitar a fórmula da Tesla, alterando o paradigma das suas
comunicações e estratégias de marketing, para parecerem marcas “cool” e com
preocupações sociais e ambientais… e isto revela (mais uma vez) a importância
do marketing na transformação das empresas.
Seja natural ou estratégico, a forma
como o marketing trabalha vai ter reflexo em toda a empresa. Essa vontade pode
partir dos CEOs, gerentes ou fundadores, mas também é preciso responsabilizar
os directores de marketing para darem o pontapé de saída e iniciar o processo
de transformação da persona empresa. De qualquer forma, se a visão e
missão não for genuína, dificilmente funcionará.
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