Como o coronavírus mudou o comportamento de consumo

Pesquisa

Adeus às compras desenfreadas
Como o coronavírus mudou o comportamento de consumo
2 de Julho de 2020
Como o coronavírus mudou o comportamento de consumo
Como o coronavírus mudou o comportamento de consumo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como o coronavírus mudou o comportamento de consumo
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos records de audiência em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter estado connosco!

Agora, que começamos um novo ciclo, queremos continuar consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é preciso estarmos juntos.


O simples ato de fazer uma compra num supermercado mudou completamente desde o início da pandemia. E as alterações verificadas parecem ter vindo para ficar.


As restrições nos acessos, a exigência de máscaras e o reforço das medidas de higiene para prevenir eventuais contágios são aspetos que começaram a fazer parte do nosso quotidiano numa simples ida a um espaço comercial. A verdade é que a forma como fazemos compras não é tão despreocupada como aquilo que era antes da era Covid-19.


De acordo com um recente estudo realizado na Alemanha pela Marktguru, mais de 50% dos consumidores evita as horas de ponta nas lojas e prefere adquirir produtos quando há menos movimento nos pontos de venda. 58,4% dos consumidores afirma que as suas compras são agora mais efetivas, procurando agrupá-las o máximo possível para não se ter que deslocar mais vezes ao supermercado. Ainda assim, 41,4% dos inquiridos continua a deslocar-se a estes e espaços sempre que necessita.


75% dos consumidores fazem as compra si próprios ou para alguns dos seus familiares. Uma em cada dez pessoas adquire produtos para vizinhos ou amigos mais idosos ou particularmente vulneráveis.


Ainda de acordo com esta análise, a crescente imprevisibilidade económica faz-se notar no comportamento de consumo. 46,8% dos consumidores confessa agora olhar mais para o preço quando vai ao “shopping”. 23,5% dos inquiridos vai mais além e reduziu mesmo o seu orçamento para compras para o mínimo necessário. Na realidade, menos de 30% dos consumidores continua a comprar da mesma forma do que antes da pandemia.

Quase metade dos consumidores (46,4%) acredita que são apropriadas as medidas de higiene e de segurança nas lojas, enquanto que 22% considera que são excessivas. 25,7% afirma que essas medidas são “chatas” e apenas uma minoria – 13% - afirma que elas não são efetivas.



Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Como o coronavírus mudou o comportamento de consumo

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Como o coronavírus mudou o comportamento de consumo

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile