ghost image socials
A Ikea está a trabalhar nesse sentido
Como melhorar a qualidade do ar de sua casa?
26 de fevereiro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como melhorar a qualidade do ar de sua casa?
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Nos últimos tempos, a Ikea tem vindo a trabalhar no desenvolvimento de produtos que contribuem para a sustentabilidade do planeta. É nesse sentido que surge o Gunrid, uma solução que tem como objetivo contribuir para o melhoramento da qualidade do ar em espaços fechados e que obrigou a largos anos de investigação por parte da marca.

Tratando-se de uma espécie de cortina que ajuda a limpar o ar destes interiores sem recorrer a sistemas de filtragem complexos ou a eletricidade, o Gunrid desempenha o trabalho semelhante ao de uma planta: ao material que o constitui é aplicado um fotocatalisador baseado em minerais que, quando em contacto com a luz interna desse espaço, tem a capacidade de remover alguns dos principais poluentes que existem em casa, como é o caso dos odores e do formaldeído, conhecido por estar na origem de doenças oncológicas.

Estando neste momento em fase de testes, necessários para que este possa ser comercializado, o Gunrid deverá ser posto no mercado até ao ano de 2020, de acordo com as expetativas da marca. Como avança a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição atmosférica configura-se como uma causa significativa de doenças cardíacas, respiratórias e oncológicas, sendo que esta nova tecnologia pretende tentar minimizar os riscos deste tipo de contaminação ambiental.

“Queríamos criar uma maneira simples, conveniente e acessível de limpar o ar e que não ocupasse muito espaço na casa das pessoas”, aponta Mauricio Affonso, responsável pelo desenvolvimento de produtos da Ikea na Suécia, citado pelo Brainstorm9, salientando que já existiam previamente outras versões deste fotocatalisador, mas que apenas funcionavam com recurso à luz solar.

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.