Como manter os millennials felizes no local de trabalho?

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Dicas reveladas num estudo da Adecco
Como manter os millennials felizes no local de trabalho?
30 de Agosto de 2018
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As empresas vêem os millennials como uma aposta muito proveitosa para os seus negócios, mas muitas vezes sentem alguma dificuldade em atraí-los para os seus projetos, bem como em mantê-los satisfeitos no seu local de trabalho, visto que se trata de uma geração que tem uma maior dificuldade em confiar nas empresas.

Como aponta Carla Rebelo, diretora-geral da Adecco em Portugal, “gerir millennials requer elasticidade para pensar de modo diferente de padrões instituídos nas organizações. É um desafio cujo retorno acaba por ser muito positivo”. E foi nesse sentido que a Adecco decidiu partilhar algumas dicas, que derivam de um estudo internacional da marca, que podem ajudar as empresas a manterem estes jovens felizes no seu emprego.

Comunicar abertamente com os trabalhadores millennials da sua empresa, encorajando-os a expressarem aquilo que os preocupa, e a apresentação de opções de trabalho flexíveis e de mais oportunidades para posições temporárias, graças à crescente popularidade que o trabalho freelancer está a ter, são algumas das sugestões apresentadas neste estudo.

Além disso, tentar dar a estes trabalhadores salários favoráveis aos seus estilos de vida, um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e horários flexíveis será uma boa forma de os manter motivados e satisfeitos, tal como tentar compreender realmente, com a ajuda de especialistas locais, aquilo que os jovens desta geração desejam verdadeiramente a nível profissional. Trabalhar com os seus colaboradores no sentido de eliminar qualquer tipo de discriminação ou estereótipos poderá também ser fundamental para manter o bem-estar dos millennials.

A utilização do chatbot é uma das estratégias também mencionadas neste estudo, ao permitirem um maior envolvimento e conexão de toda a equipa, permitindo que as tarefas sejam resolvidas rapidamente. Também o reverse mentoring poderá ser bastante benéfico para o negócio: caso os seus benefícios sejam devidamente explicados aos profissionais mais antigos, trata-se de uma ferramenta que promove a eficiência e trabalho em equipa, bem como a compreensão das necessidades de cada um.

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