Newsletter
Pesquisa
Estamos a meio do ano e aproveitando o estudo da MAGNA GLOBAL sobre as últimas estimativas de investimento do mercado publicitário para 2018, é uma boa altura para se fazer um ponto de situação.
O Campeonato do Mundo de Futebol deu o pontapé de saída no dia 14 de junho e com ele escalaram as audiências dos canais de televisão – por exemplo, o jogo entre Portugal e o Irão foi visto por quase 5 milhões de portugueses. A paixão pelo futebol e a relevância deste evento que move milhões em todo o mundo, juntamente com outros acontecimentos a nível mundial, como as eleições intermédias nos Estados Unidos ou os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, estão a dar força ao crescimento das receitas publicitárias um pouco por todo o mundo.
De acordo com as mais recentes estimativas sobre as tendências do mercado global de publicidade, apresentadas pela Magna Global, o crescimento dos investimentos publicitários vai ser uma tendência em 2018, tanto no mercado publicitário global como em Portugal.
A nível global espera-se um crescimento de 6,4% dos investimentos publicitários, para os 551 mil milhões de dólares neste ano. Portugal também se destaca em termos do incremento dos resultados, embora a um ritmo mais lento, estando previsto um aumento de +3,4% para os 610 milhões de euros de investimento.
Este crescimento do mercado nacional tem se mantido constante ao longo dos últimos 4 anos e em linha com o registado em 2017. O Digital volta a ser o meio que mais cresce, mas a televisão continua a evidenciar-se como o principal meio para os investimentos publicitários em território nacional, controlando 46% do total dos investimentos publicitários. O setor automóvel, o retalho e as telecomunicações são os que mais apostam neste meio, levando a que a televisão apresente no nosso mercado, a par da vizinha Espanha, uma das quotas de mercado mais elevadas da Europa Ocidental. Este é um cenário justificado pela conjugação de elevadas audiências e baixos preços em comparação com outros países, o que abre a possibilidade a muitas marcas de marcar presença neste meio.
Não obstante, não podemos ignorar o crescimento consecutivo do digital que, de ano para ano, tem vindo a ganhar terreno, sendo esperado um aumento de 19% em 2018, para os 170 milhões de euros. No entanto, o Digital tem ainda um enorme potencial de crescimento pois quer na EMEA (Europa, Médio Oriente e África), quer globalmente, tem já hoje uma quota superior a 40% e a liderança do investimento.
As plataformas sociais, os dispositivos móveis, a tecnologia vieram exponenciar as oportunidades de interação e levar a comunicação para outro nível no qual todas as marcas devem e querem estar presentes.
Esta evolução continuará a dominar e a transformar a forma como todo o nosso ecossistema opera e que nos coloca já hoje grandes desafios e oportunidades. É muito positivo para todos que esta transformação se faça num cenário de crescimento sustentado do mercado, como tem acontecido nos últimos anos e se perspetiva que se mantenha num futuro próximo.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.