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O momento apela ao distanciamento, mas a verdade é que nunca
estivemos tão próximos como antes. Que o digam estas marcas portuguesas que se
uniram para criarem um espaço de partilha, debate, aprendizagem e esperança.
#UmaSóMarca é o movimento que une universos tão distintos
quanto as roupas de criança Bloom´In, os vestidos de noiva da Pureza Mello
Breyner Atelier, o estilo único da Buzina ou os acessórios da Cata Vassalo.
Através deste movimento, estas quatro mulheres
empreendedoras conversam sobre os percursos de cada uma, dando rosto às marcas,
e abrindo portas ao diálogo direto com os seguidores e interessados. Através de
tutoriais, workshops e talks, este é um espaço interativo que pretende criar
uma ponte com o dia-a-dia de todos os que estiveram focados no agora, mais do
que no depois.
Sem moldes, aqui cose-se o futuro com as linhas necessárias
à sua reconstrução, sobretudo numa indústria que neste momento está em
verdadeira revolução.
As quatro empresárias não querem que este seja um diálogo
entre quatro paredes e por isso abrem as divisórias “das suas casas” para
receber novos testemunhos de marcas que enriquecem o cenário da moda português.
“Não vendo bens de primeira necessidade, mas vendo bens
essenciais” – Vera Fernandes
Vera Fernandes deu vida aos seus valores através da marca
que ela própria criou. A Buzina surge de forma natural, como consequência das
novas tendências de moda mas, acima de tudo, da nova mulher.
Empowerment, igualdade e feminismo são as palavras que
melhor descrevem as coleções da Buzina que faz questão de colocar em cada peça
a atitude de uma mulher que nos últimos anos ganhou um novo protagonismo.
A marca portuguesa assume-se como um “statement feminino
acerca das novas tendências de moda”, sem marcar o corpo nem as formas mas
exaltando a atitude e a voz de cada uma das mulheres que veste.
Ao Imagens de Marca, Vera mostra-se confiante com um futuro
melhor e diz procurar estratégias para manter a marca viva.
“A Buzina é uma marca que existe essencialmente online,
através do Instagram. É importante mostrar um bocadinho mais de nós, os
bastidores da marca para nos mantermos próximas das clientes”, explica-nos a
empresária.
Depois de ter desfilado na Moda Lisboa, a marca portuguesa
enfrenta agora um momento desafiante.
Com a modista a trabalhar a partir de casa, Vera está
convicta de que o mundo não vai parar e que como qualquer catástrofe, logo a
seguir acontecem coisas positivas.
“Eu quero acreditar que 2020 ainda nos vai trazer coisas
muito boas”, afirma a responsável da Buzina. “Nós já vivíamos num
distanciamento social, ligávamos mais aos telemóveis do que às pessoas. Eu
quero ver quem se vai atrever agora a falar ao telemóvel num jantar com
amigos”.
Vera acredita num futuro melhor e considera mesmo que as
pessoas vão continuar a comprar as suas coleções: “costumo dizer que não vendo
bens de primeira necessidade, mas vendo bens essenciais”.
“As pessoas estão mais atentas ao Made in Portugal” –
Catarina Vassalo
Catarina Vassalo é o rosto por detrás de uma das marcas com
maior sucesso no nosso país. A Cata Vassalo acredita que cada mulher é única e
especial e por isso aposta na produção de acessórios únicos para noivas e
convidadas mas também brincos, toucados e bandoletes que permitem dar voz à
identidade e sonhos de cada mulher.
Fénix é a mais recente edição
limitada, um tributo e um convite à resiliência, à capacidade de nos
reinventarmos de uma forma criativa. Catarina considera que agora iremos “todos
repensar as nossas vidas” e por isso cria uma edição que pretende inspirar e
motivar todas as consumidoras a adotarem uma atitude de resiliência,
acreditando na capacidade de transformação de cada uma de nós.
“Neste momento está tudo a falar de um vírus, por isso
estamos a criar conteúdos diferentes”, explica Catarina ao Imagens de Marca.
“Queremos manter a chama acesa, não fazer vendas forçadas mas também não
queremos cair no esquecimento das pessoas”.
Com os casamentos adiados, a marca tem vindo a reinventar-se
e por isso também Catarina tem trabalhado de forma próxima com as suas clientes
algumas ideias criativas, como por exemplo a partilha de alguns tutoriais.
“Neste momento vivemos no Whatsapp”, refere a
empreendedora. “Mas acho que a partir de agora as pessoas vão estar mais
atentas ao Made in Portugal”.
Catarina acredita que o lado positivo desta pandemia é o
forte crescimento do e-commerce, com as vendas online a dispararem nos próximos
anos.
É a moda a adaptar-se a uma nova realidade “porque nos
momentos de grandes mudanças há sempre uma oportunidade”.
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