Como cultivamos a cidadania?

Pesquisa

A opinião de Ana Trigo Morais
Como cultivamos a cidadania?
22 de Dezembro de 2023
Como cultivamos a cidadania?
Como cultivamos a cidadania?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como cultivamos a cidadania?
Ana Trigo Morais
CEO Sociedade Ponto Verde

A cidadania dá voz e poder a quem a pratica. Carrega um forte sentido de compromisso, mas que apenas gera resultados se existir uma cidadania ativa. E quando assim é conseguimos ver as sociedades a evoluírem, a serem mais justas, inclusivas e sustentáveis. Por isso tem na sua génese um conjunto de direitos e deveres sociais que nos conferem a obrigação e a necessidade de trabalharmos todos para o bem-estar coletivo e sempre com respeito pelos direitos individuais.

Se vivemos num mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais, como é que cada um de nós pode, no seu dia a dia, ser “mais cidadão” e contribuir para preservar o meio ambiente?

O que podemos fazer para que cada geração esteja mais bem preparada e tenha atitudes mais positivas do que as anteriores em respeito pelo que nos rodeia e, perante as necessidades, conseguir melhorar o ambiente em que vivemos?

Defendo que a resposta apenas pode ser uma, por considerar que só assim é possível formar cidadãos capazes de serem verdadeiros agentes da mudança: Educação e Sensibilização hoje e ao longo da vida.

O exercício de cidadania, nomeadamente no que diz respeito a estes temas do Ambiente e da Sustentabilidade, deve começar a ser cultivado desde cedo para que as crianças e os jovens estejam informados sobre a realidade da sua comunidade, do seu país e, claro, a nível global, e para que saibam que as suas escolhas, atitudes e comportamentos têm impacto na sua vida, na dos outros… no mundo.

É por acreditarmos nesta premissa que na Sociedade Ponto Verde investimos na Literacia Ambiental criando ações específicas para os mais pequenos, nomeadamente em contexto escolar, das quais são exemplo a Academia Ponto Verde e o jogo gigante Recicla Mania. Mas que também são orientadas para as famílias com crianças, em contexto de lazer, como acontece ao estarmos presentes em eventos como o Wonderland Lisboa, no qual estaremos, até ao próximo dia 1 de janeiro, com a Casa do Gervásio, que estará de portas abertas para receber todos aqueles que queiram saber mais ou testar os seus conhecimentos sobre reciclagem de embalagens.

Mas vamos ainda mais além. Por vivermos numa era em que a tecnologia está quase 24/7 na palma da nossa mão, torna-se imperativo, nesta estratégia, conseguirmos integrar dinâmicas de consciencialização através da digitalização. As plataformas online, por exemplo, podem ser ferramentas e canais de comunicação poderosos para a partilha de informação sobre práticas sustentáveis e até uma fonte de inspiração para ações positivas e diferenciadoras. Também, por isso apostamos numa presença forte e diária em redes sociais, criamos a app Acerta e Recicla, um jogo sobre reciclagem de embalagens com muita informação prática, avançamos com a atualização da WasteApp, em colaboração com a Quercus esclarece vários temas sobre a separação de embalagens, desde logo permite saber onde estão os ecopontos mais perto.


A verdadeira cidadania vai, de facto, além dos atos individuais: requer uma consciência social coletiva que impulsione uma participação ativa na comunidade, chegando assim ao bem comum, como referi ainda no início deste meu texto.


A possibilidade que temos de ser ativos na mudança está ao alcance de cada cidadão comprometido com a Sustentabilidade. Cada passo conta e é isso que é fundamental reter. Temos, não apenas o poder, mas a responsabilidade de trabalhar para um futuro sustentável para as gerações que nos sucedem: e é exatamente este o apelo feito, individualmente, podemos ser cada um de nós “mais cidadão”

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Como cultivamos a cidadania?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Como cultivamos a cidadania?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile