Como avaliar uma marca? A Wisemix responde

Pesquisa

IM falou com a empresa
Como avaliar uma marca? A Wisemix responde
4 de Agosto de 2018
Como avaliar uma marca? A Wisemix responde
Como avaliar uma marca? A Wisemix responde
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como avaliar uma marca? A Wisemix responde
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel

Chama-se Wisemix e é a primeira empresa portuguesa, e quinta a nível mundial, a obter uma certificação ISO para a avaliação de marcas.


Na emissão desta semana do Imagens de Marca fomos descobrir como se avalia uma marca. Apesar de as marcas serem muitas vezes o maior ativo intangível de uma empresa, muitas organizações continuam a não estar despertas para a importância da sua monitorização, e para a forma como elas podem alavancar o negócio.

Uma realidade que a Wisemix tem procurado mudar junto dos clientes. Criada há cerca de 3 anos, esta empresa foi a primeira a nível nacional, e a quinta a nível mundial, a receber uma certificação ISO para a avaliação de marcas. Um fator diferenciador, que, segundo Pedro Veloso, um dos sócios-fundadores do projeto, garante às marcas “uma avaliação rigorosa, sólida e com base em princípios internacionalmente aceites.”

“Nós entendemos que as marcas criam valor e, como tal, achamos que a melhor abordagem é fazer a avaliação das marcas pelo método do rendimento”, afirma o responsável, que nos explica em detalhe os três parâmetros utilizados em concreto:


Se outrora a notoriedade era a grande métrica do Branding, hoje já não é o único fator que distingue as marcas vencedoras das não vencedoras. “Elas têm que ter a preferência e lealdade dos consumidores. Aí é que está a grande batalha das marcas: serem preferidas, e depois de terem essa preferência do cliente manterem-se com compras continuadas. A sustentabilidade é que cria o valor das marcas”, sublinha Pedro Veloso.


Trabalhando diretamente com marcas de diferentes setores de atividade, do retalho à hotelaria, os responsáveis do projeto explicam que existem outras áreas, além do marketing, que têm cada vez mais impacto no valor da marca:


Mas, depois de terem o resultado da avaliação, como é que as marcas podem utilizá-lo? “O resultado da avaliação é talvez o subproduto do nosso trabalho. Mais importante que o valor das marcas é saber o que está por detrás desse valor, o que é que contribuiu para a criação desse valor. Tendo essa informação há uma série de estratégias que podem ser desenhadas no sentido de otimizar o valor da marca. E isso é uma vantagem de quem faz processos de avaliação de marca recorrentemente”, garante Pedro Veloso.

A Wisemix está agora apostada em continuar a expandir o âmbito dos seus serviços para outras áreas, e para outras geografias:

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Como avaliar uma marca? A Wisemix responde

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Como avaliar uma marca? A Wisemix responde

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile