Como as marcas se podem antecipar ao pós-pandemia

Pesquisa

“Marca prevenida vale por duas”
Como as marcas se podem antecipar ao pós-pandemia
21 de Abril de 2020
Como as marcas se podem antecipar ao pós-pandemia
Como as marcas se podem antecipar ao pós-pandemia
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Como as marcas se podem antecipar ao pós-pandemia
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Neste momento as incertezas são muitas. Não só para as pessoas, mas também para as marcas e empresas. Ainda assim, estas têm de estar preparadas para o futuro arranque da economia.


Numa crise como aquela que estamos a viver, as marcas colocam habitualmente o foco no presente e no futuro a curto prazo. No entanto, não devem perder de vista aquilo que virá no período pós-pandemia.


Se por estes dias é fundamental continuar a comunicar e a manter relações com o cliente, apresentando campanhas e novas ideias relacionadas com o atual momento, também é verdade que as marcas devem começar a pensar na nova realidade que irá emergir após o coronavírus.

Num artigo para a Forbes, Larry Light, CEO da consultora Arcature, e antigo CMO da McDonald’s a nível global, apresenta algumas ideias que podem ajudar as marcas a enfrentar o futuro pós-Covid-19 com mais sucesso:

1. Reorientar o negócio: atualmente as empresas estão focadas no “aqui e agora”. Depois da crise deverão reorientar os seus objetivos mais básicos. Os desafios de natureza interna estarão inevitavelmente em primeiro plano. Afinal de contas, os trabalhadores vão querer certezas relativamente à sua situação na empresa e também informação sobre a estratégia definida. Além disso, a crise fará com que as marcas tenham de readaptar o seu negócio, fazer alguns ajustes tendo em consideração como será o mundo no prazo de um ou dois anos. Este é, mais do que nunca, o momento para as marcas plantarem a semente da mudança.

2. Restabelecer a relevância da marca: A relevância é um valor essencial para a saúde de qualquer marca. E numa crise como a atual é evidente que a tão desejada relevância pode diminuir. Para restabelecê-la, as marcas devem ter um conhecimento exaustivo do mercado onde atuam, segmentar em função das necessidades do consumidor e reavivar a chamada promessa da marca. No futuro é provável que a relevância das marcas esteja à mercê de códigos diferentes dos atuais e que o foco esteja, sobretudo, na saúde e na segurança.

3. Reinventar a experiência da marca: uma marca não deixa de ser a promessa de uma experiência relevante e diferenciada. Por isso, e para reinventar a chamada “customer experience”, os responsáveis das marcas devem estar cientes da necessidade de inovação e renovação, marketing, confiança (a fusão dos benefícios funcionais, emocionais e sociais da marca) e justiça (tanto no preço, como no tratamento dado a trabalhadores e parceiros).

4. Reforçar uma cultura ancorada nos resultados: uma cultura de resultados é aquela que contribui realmente para o progresso de uma empresa. Com base nos sucessos alcançados é possível recompensar adequadamente os trabalhadores envolvidos nesses êxitos. As recompensas devem estar em sintonia com os resultados que as marcas esperam obter de maneira realista.

5. Reconstruir a confiança da marca: a confiança é um bem extraordinariamente apreciado pelas marcas, uma vez que ela está na base do seu crescimento sustentável. Aquelas que já antes do coronavírus (e também durante) ganharam a confiança dos seus clientes vão estar um passo à frente dos seus rivais no momento de revitalização da economia.

6. Alinhar esforços: O alinhamento de esforços significa que todas pessoas dentro da companhia remam na mesma direção e partilham os mesmos objetivos e prioridades. Para fazer com que os esforços estejam perfeitamente alinhados dentro de uma empresa é necessário um compromisso de largo espectro, uma ambição comum e uma estratégia que alimente essa mesma ambição. Este alinhamento tem naturalmente como maior aliado a comunicação, que deve fluir sem quaisquer obstáculos na empresa.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Como as marcas se podem antecipar ao pós-pandemia

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Como as marcas se podem antecipar ao pós-pandemia

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile