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A
expetativa para este ano era grande. Com um Natal que será celebrado de forma
diferente em todo o mundo, as campanhas tinham de naturalmente se adaptar à
realidade que todos estamos a viver este ano.
Mas
as fórmulas antigas parecem continuar a funcionar e a fazer parte da estratégia
de comunicação das marcas a nível internacional. Seja através do humor ou da
emoção, o tom é o mesmo, o storytelling é que muda. A mensagem tem de se
adaptar a um consumidor que está atento ao que as marcas têm para lhe dizer na
altura mais mágica do ano.
Estados
Unidos da América
É um dos países mais afetados pela pandemia, mas
nem por isso as marcas deixaram de comunicar nesta época. É o caso da Coors
Light, marca de cerveja norte-americana, que apostou num anúncio onde a música
e um boneco de neve são os protagonistas. A campanha “The Holiday Beerman”
contou com a criatividade da DDB Chicago.
Finlândia
Na
Europa as campanhas têm-se dividido entre a emoção e a magia. O storytelling
continua a ser fundamental para conquistar o coração dos consumidores como nos
mostra este anúncio de Natal da S-market, empresa de retalho finlandesa. “Taste
the Magico f Christmas” conta com a criatividade da agência Bob the Robot.
Reino
Unido
No
Reino Unido, um dos primeiros países a começar a vacinação contra a Covid-19, o
serviço nacional de saúde britânico, NHS, criou uma campanha de sensibilização.
Através da história de um homem doente no hospital, vemos o Natal dos
enfermeiros e médicos, os verdadeiros heróis. O anúncio convida a doar
presentes a quem se encontra doente nos hospitais e também a quem trabalha nos
mesmos. “The Gift” conta com a criatividade da agência Iris.
Espanha
As
campanhas da Lotaria de Natal em Espanha são já conhecidas por se destacarem
entre as melhores. É o caso deste “Sharing Like never before” que conta com a
criatividade da agência Contrapunto BBDO e que mostra a importância de
partilharmos ainda mais este ano.
Brasil
No
Brasil a Natura fez um filme de agradecimento àqueles que continuam a fazer a
diferença e a contribuir para uma realidade mais equilibrada e harmoniosa. Com
a criação da agência Africa, o filme de 2 minutos mostra como este ano “tentou
acabar connosco” e que fomos salvos por quem “sonhou com um mundo melhor”.
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