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A
transformação digital é a adopção e substituição de (todos) os processos e actividades
de uma empresa para tecnologias digitais, tornando a operação mais ágil e optimizada
de forma a aumentar a sua produtividade.
Estas
mudanças têm como objectivo aumentar a eficácia e rentabilidade de uma empresa,
ou seja, mais vendas com maior celeridade e eficácia. Como os empresários
entenderam estas vantagens, já existem grandes investimentos de recursos,
dinheiro e tempo nestas transformações. No entanto é necessário ter uma
abordagem estratégica para conseguir acompanhar as últimas tendências e conseguir
aplicá-las aos negócios, sabendo os riscos que estas acarretam.
Não
basta adoptar um sistema de email e documentação na cloud como o Office 365 ou o Google Drive com G-Guite. Muitas empresas já usam estas
ferramentas, no entanto continuam com muita informação em papel, processos offline
ou documentação com a necessidade de assinaturas “à mão”. Um dos exemplos mais comuns,
e creio que o leitor poderá rever-se neste caso, são as partilhas de documentos
criados no computador de um colaborador e enviados por email para revisão. Como
esse documento não está na cloud e não reflecte as alterações em tempo
real, dificilmente saberá qual será a versão final, obrigando os utilizadores a
“lamber” emails para entender por onde se devem guiar.
Em
muitos projectos que participo, o meu trabalho consiste em facilitar as
empresas a atingir o mindset certo para a Transformação Digital, obter
uma visão global de todos os processos e criar uma estratégia personalizada
para conseguir implementar e adaptar serviços ou produtos para o mercado
online.
\\
Marketing Inteligente
Sabendo que a transformação digital fornece o acesso total
a toda a informação, facilmente conseguimos prever algumas mudanças no mercado,
recolhendo estatísticas de todos os canais e recursos digitais. Assim, as decisões
de negócio baseiam-se em dados concretos e actualizados.
As
plataformas digitais também permitem recolher muita informação sobre os nossos
clientes ou público-alvo, ao entender o seu comportamento online e adaptar as estratégias
de marketing e comunicação. Noutra vertente, também permite analisar a
concorrência de forma a recolher informação relevante para acautelar o seu
negócio, fornecendo informação pelas quais os clientes escolhem os seus
concorrentes.
\\
Pensar nos clientes
Como
a Experiência do Cliente (CX – Customer Experience) está no centro do negócio digital, é
necessário encontrar uma forma de satisfazer os nossos clientes e conseguir uma
interacção positiva. A transformação digital ajuda a melhorar a estratégia
geral do CX, através do aumento de velocidade de resposta e por sua vez a agilidade
dos seus colaboradores ao desenvolver e digitalizar o User Journey (processos de interacção e “viagem” do cliente). Um processo de planeamento
estratégico racional é uma das chaves para o sucesso da transformação digital. Há
que pensar de forma global e entender que a razão pela qual os utilizadores
continuam a voltar às marcas excepcionais, são as suas experiências perfeitas
no “atendimento”.
\\
Decisões informadas
A
transformação digital ajuda as empresas a tomar decisões bem informadas,
através da obtenção de informação hiperpersonalizada, relevantes e em tempo
real. A maior parte dos processos podem ser automatizados e ajustados às
condições do mercado actual. Como resultado, pode satisfazer melhor as
necessidades e desejos dos seus clientes, além de um ambiente de trabalho
eficaz que irá ajudar a sua empresa a desenvolver negócios online mais
rapidamente.
\\
Novas ferramentas e capacidades
A
digitalização dá-lhe acesso a IA (Inteligência Artificial), AR (Realidade Aumentada), Cloud Computing, Machine Learning, Data Analysis, e assim por diante, o que impulsionará certamente
o desempenho do seu negócio. Poderá armazenar todos os dados na Cloud, comunicar
com os clientes através das redes sociais e/ou mensagens directas, rastrear
análises ao utilizar ferramentas digitais. Como resultado, irá facilitar todo o
processo de trabalho do seu negócio. Obviamente que terá de investir em
formação dos seus colaboradores para usarem estas ferramentas ou a contratar
novos especialistas. No entanto, este processo não um custo imprudente, mas sim
um investimento inteligente no futuro da sua empresa.
\\
Crescer para novos mercados
A
transformação digital também abre a oportunidade de entrar em novos mercados. A
presença em vários mercados de forma digital aumenta a sua base de clientes,
aumenta a consciência da marca e impulsiona o lucro. Será necessário desenvolver
e implementar uma estratégia de entrada digital personalizada no mercado, o que
inclui muitas funcionalidades e novos componentes.
\\
Clientes 3.0
Independentemente
do tipo de produtos ou serviços que oferece, tem de construir relações
duradouras com os seus clientes. Sabendo que processo de digitalização
permite-lhe estabelecer e monitorizar o desempenho do seu negócio, a medição da
eficácia do marketing digital irá ajudá-lo a remover todas as suposições. Também
irá ajudá-lo a executar as suas campanhas de marketing com bastante sucesso,
através de estatísticas actualizadas que vão permitir tomar decisões mais
informadas e prever o crescimento.
\\ As vantagens dentro da sua empresa
Dentro das empresas, a transformação
digital também permite fortalecer as relações de trabalho dentro dos seus
colaboradores. A cultura digital torna a sua equipa mais produtiva e empenhada
no processo de trabalho, através da diminuição da sobrecarga de trabalho, uma
vez que as tecnologias podem fazer muitos processos monótonos e aborrecidos. Anteriormente,
diferentes departamentos das empresas tinham estratégias de retenção de
clientes de diferentes ângulos, mas com uma forte cooperação entre
departamentos, essa visão será uníssona.
\\ Resultado
A transformação digital irá ajudá-lo a
criar uma estratégia de marketing digital que abranja todos os aspectos do
negócio online, como marketing, vendas e atendimento ao cliente. Como
resultado, terá a certeza de que os seus colaboradores se concentram nas
questões pertinentes da estratégia central da sua empresa.Para conseguir transformar a sua
empresa e usufruir de todas as vantagens de uma Transformação Digital, há que
constituir uma task force responsável por analisar todas as vertentes e
fragilidades do ecossistema da sua empresa. Irá necessitar de suporte de
empresas ou especialistas que consigam providenciar as melhores soluções
tecnológicas e, muito importante, entender que a Transformação Digital é um
modo de estar, uma estratégia contínua de adaptação a novas abordagens.
Desafio simples – Abdicar de
impressoras na sua empresa.
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