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A opinião de Hugo Oliveira
Como aplicar a Transformação Digital na minha empresa?
16 de setembro de 2020
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Como aplicar a Transformação Digital na minha empresa?
Hugo Oliveira
Chief Marketing Officer SYONE

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A transformação digital é a adopção e substituição de (todos) os processos e actividades de uma empresa para tecnologias digitais, tornando a operação mais ágil e optimizada de forma a aumentar a sua produtividade.


Estas mudanças têm como objectivo aumentar a eficácia e rentabilidade de uma empresa, ou seja, mais vendas com maior celeridade e eficácia. Como os empresários entenderam estas vantagens, já existem grandes investimentos de recursos, dinheiro e tempo nestas transformações. No entanto é necessário ter uma abordagem estratégica para conseguir acompanhar as últimas tendências e conseguir aplicá-las aos negócios, sabendo os riscos que estas acarretam.


Não basta adoptar um sistema de email e documentação na cloud como o Office 365 ou o Google Drive com G-Guite. Muitas empresas já usam estas ferramentas, no entanto continuam com muita informação em papel, processos offline ou documentação com a necessidade de assinaturas “à mão”. Um dos exemplos mais comuns, e creio que o leitor poderá rever-se neste caso, são as partilhas de documentos criados no computador de um colaborador e enviados por email para revisão. Como esse documento não está na cloud e não reflecte as alterações em tempo real, dificilmente saberá qual será a versão final, obrigando os utilizadores a “lamber” emails para entender por onde se devem guiar.


Em muitos projectos que participo, o meu trabalho consiste em facilitar as empresas a atingir o mindset certo para a Transformação Digital, obter uma visão global de todos os processos e criar uma estratégia personalizada para conseguir implementar e adaptar serviços ou produtos para o mercado online.


\\ Marketing Inteligente  

 

Sabendo que a transformação digital fornece o acesso total a toda a informação, facilmente conseguimos prever algumas mudanças no mercado, recolhendo estatísticas de todos os canais e recursos digitais. Assim, as decisões de negócio baseiam-se em dados concretos e actualizados.


As plataformas digitais também permitem recolher muita informação sobre os nossos clientes ou público-alvo, ao entender o seu comportamento online e adaptar as estratégias de marketing e comunicação. Noutra vertente, também permite analisar a concorrência de forma a recolher informação relevante para acautelar o seu negócio, fornecendo informação pelas quais os clientes escolhem os seus concorrentes.


\\ Pensar nos clientes


Como a Experiência do Cliente (CX – Customer Experience) está no centro do negócio digital, é necessário encontrar uma forma de satisfazer os nossos clientes e conseguir uma interacção positiva. A transformação digital ajuda a melhorar a estratégia geral do CX, através do aumento de velocidade de resposta e por sua vez a agilidade dos seus colaboradores ao desenvolver e digitalizar o User Journey (processos de interacção e “viagem” do cliente). Um processo de planeamento estratégico racional é uma das chaves para o sucesso da transformação digital. Há que pensar de forma global e entender que a razão pela qual os utilizadores continuam a voltar às marcas excepcionais, são as suas experiências perfeitas no “atendimento”.


\\ Decisões informadas


A transformação digital ajuda as empresas a tomar decisões bem informadas, através da obtenção de informação hiperpersonalizada, relevantes e em tempo real. A maior parte dos processos podem ser automatizados e ajustados às condições do mercado actual. Como resultado, pode satisfazer melhor as necessidades e desejos dos seus clientes, além de um ambiente de trabalho eficaz que irá ajudar a sua empresa a desenvolver negócios online mais rapidamente.


\\ Novas ferramentas e capacidades


A digitalização dá-lhe acesso a IA (Inteligência Artificial), AR (Realidade Aumentada), Cloud Computing, Machine Learning, Data Analysis, e assim por diante, o que impulsionará certamente o desempenho do seu negócio. Poderá armazenar todos os dados na Cloud, comunicar com os clientes através das redes sociais e/ou mensagens directas, rastrear análises ao utilizar ferramentas digitais. Como resultado, irá facilitar todo o processo de trabalho do seu negócio. Obviamente que terá de investir em formação dos seus colaboradores para usarem estas ferramentas ou a contratar novos especialistas. No entanto, este processo não um custo imprudente, mas sim um investimento inteligente no futuro da sua empresa.


\\ Crescer para novos mercados


A transformação digital também abre a oportunidade de entrar em novos mercados. A presença em vários mercados de forma digital aumenta a sua base de clientes, aumenta a consciência da marca e impulsiona o lucro. Será necessário desenvolver e implementar uma estratégia de entrada digital personalizada no mercado, o que inclui muitas funcionalidades e novos componentes.


\\ Clientes 3.0


Independentemente do tipo de produtos ou serviços que oferece, tem de construir relações duradouras com os seus clientes. Sabendo que processo de digitalização permite-lhe estabelecer e monitorizar o desempenho do seu negócio, a medição da eficácia do marketing digital irá ajudá-lo a remover todas as suposições. Também irá ajudá-lo a executar as suas campanhas de marketing com bastante sucesso, através de estatísticas actualizadas que vão permitir tomar decisões mais informadas e prever o crescimento.


\\ As vantagens dentro da sua empresa


Dentro das empresas, a transformação digital também permite fortalecer as relações de trabalho dentro dos seus colaboradores. A cultura digital torna a sua equipa mais produtiva e empenhada no processo de trabalho, através da diminuição da sobrecarga de trabalho, uma vez que as tecnologias podem fazer muitos processos monótonos e aborrecidos. Anteriormente, diferentes departamentos das empresas tinham estratégias de retenção de clientes de diferentes ângulos, mas com uma forte cooperação entre departamentos, essa visão será uníssona.


\\ Resultado


A transformação digital irá ajudá-lo a criar uma estratégia de marketing digital que abranja todos os aspectos do negócio online, como marketing, vendas e atendimento ao cliente. Como resultado, terá a certeza de que os seus colaboradores se concentram nas questões pertinentes da estratégia central da sua empresa.Para conseguir transformar a sua empresa e usufruir de todas as vantagens de uma Transformação Digital, há que constituir uma task force responsável por analisar todas as vertentes e fragilidades do ecossistema da sua empresa. Irá necessitar de suporte de empresas ou especialistas que consigam providenciar as melhores soluções tecnológicas e, muito importante, entender que a Transformação Digital é um modo de estar, uma estratégia contínua de adaptação a novas abordagens.


Desafio simples – Abdicar de impressoras na sua empresa.



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