Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
No último ano, a Covid-19
provocou mudanças disruptivas no comportamento do consumidor, que se tornou
quase irreconhecível em muitos aspetos aos olhos das marcas.
A pandemia causou impactos particularmente profundos no
ecossistema digital, onde o comportamento dos clientes sofreu mudanças
significativas. Num artigo de Jimmy Jakobson para a Internet World, e citado
pelo Marketing Directo, são descritas as tendências de comportamento deste novo
consumidor digital que saiu da crise do coronavírus:
1. Maior sensibilidade no uso e tratamento dos dados
pessoais.
O receio do consumidor em ver os seus dados pessoas
recolhidos pelas plataformas digitais aumentou no último ano. De acordo com
este artigo, se em 2013 apenas 56% dos consumidores estava apreensivo com esta
questão, em 2019 a percentagem já tinha subido até aos 61%. Uma vez que os
serviços de natureza digital têm um protagonismo cada vez maior na vida das
pessoas, estas também concedem uma maior relevância ao uso e tratamento que se
faz dos dados pessoas nas plataformas. Nos tempos que correm, as marcas estão
obrigadas a gerir com total transparência a informação pessoal de cada
consumidor.
2. Crescente protagonismo da sustentabilidade e da
diversidade.
O meio ambiente, o clima e a igualdade são apenas alguns dos
temas que estão na cabeça do consumidor em tempos de pandemia. Ele mostra-se
cada vez mais atentos a estes assuntos porque surge constantemente informação
sobre eles nas redes sociais. Cada vez mais consciencializado sobre os
problemas de natureza social, as pessoas têm a tendência de comprar produtos e
serviços das marcas cujos valores estejam em sintonia com os seus próprios
valores.
3. Necessidades e prioridades em mutação
O último ano foi particularmente turbulento e
consequentemente as prioridades do consumidor também mudaram de forma
significativa desde março do ano passado. Aquilo que o consumidor mais valoriza
hoje é a segurança e isso reflete-se nos seus hábitos de consumo. Por esta
razão, se antigamente o preço e a proximidade eram os critérios que mais
pesavam nas decisões de compra do consumidor, hoje esses critérios foram, em
parte, substituídos pela excelência do serviço e pela comodidade da experiência
de compra.
4. Adeus à lealdade
Segundo Jimmy Jakobson, 3 em cada 4 consumidores confessa se
ter interessado por um novo produto ou serviço digital durante os últimos 12
meses. A maior dos consumidores digitais está mais aberta do que nunca a novas
marcas e isso acaba por ter um efeito negativo na lealdade às marcas já
estabelecidos no mercado. As marcas “veteranas” devem, por isso, focar-se mais
do que nunca no cliente, colocando-o no centro das suas estratégias. As marcas
mais jovens têm, por outro lado, a oportunidade de atrair atenção de
consumidores particularmente curiosos e digitais.
Para tal, é necessário
oferecer ao consumidor uma experiência de grande qualidade que vá além de um
simples produto ou serviço.
5. Da transação à descoberta.
A essência do consumo digital mudou por completo e passou de
uma simples transação e um autêntico evento. O consumidor investe cada vez mais
tempo nas plataformas digitais e fá-lo muitas vezes sem ter um claro propósito
na sua mente. A internet converteu-se numa fonte de informação e de inspiração
e são cada vez mais os consumidores que afirmam ter feito uma compra online
depois de descobrir produtos nas redes por uma simples casualidade aleatória.
Esta realidade exige às marcas novos métodos e uma melhor compreensão das
funções das plataformas digitais. É crucial que os anunciantes compreendam
adequadamente quais os fatores que captam a atenção do consumidor na hora deste
fazer as suas compras por casualidade, posicionando os seus produtos com base
nesses mesmos fatores.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.