Comércio eletrónico deverá alcançar os 110,6 milhões de euros

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Comércio eletrónico deverá alcançar os 110,6 milhões de euros
19 de Outubro de 2020
Comércio eletrónico deverá alcançar os 110,6 milhões de euros
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Comércio eletrónico deverá alcançar os 110,6 milhões de euros
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel

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O comércio eletrónico deverá alcançar os 110,6 mil milhões de euros em 2020, de acordo com uma análise da ACEPI – Associação da Economia Digital.


Segundo o estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal”, este crescimento deve-se, em boa parte, ao impacto da pandemia da Covid-19 que mudou profundamente os hábitos dos consumidores, transformando de forma profunda as empresas e os negócios.


Mais de metade dos utilizadores já fez compras online (51%), em 2019, estimando-se que esse valor cresça para 57% em 2020 por causa da pandemia. A pandemia é também responsável pela alteração das compras online, já que, de acordo com o estudo, 60% dos compradores online afirma ter aumentado o valor das suas compras através da internet.


A intensidade de compras na Internet aumentou com 73% dos compradores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês, e agora compra-se mais em lojas online portuguesas e menos em sites estrangeiros. As “refeições entregues ao domicílio” e os “produtos alimentares e bebidas” são as categorias que se destacam a nível de compras online, quando no ano passado não tinham uma expressão significativa. As categorias de equipamentos para utilizar em casa – tanto informáticos, como eletrodomésticos - registaram crescimentos acentuados. Nos serviços digitais destacou-se a categoria “Filmes e as Séries”.


Ainda no que diz respeito ao E-commerce, a taxa de empresas de grande dimensão que vende online situa-se neste momento nos cerca de 52%. (27% para o total de empresas). Quando questionadas sobre a perspetiva de evolução do comércio eletrónico, cerca de metade das empresas referiu que prevê um crescimento. A grande maioria das empresas que realiza comércio eletrónico ainda não integra a loja física com a loja online, mas cerca de 25% das empresas já faz esta integração.



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