Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O comércio eletrónico
deverá alcançar os 110,6 mil milhões de euros em 2020, de acordo com uma
análise da ACEPI – Associação da Economia Digital.
Segundo o estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal”,
este crescimento deve-se, em boa parte, ao impacto da pandemia da Covid-19 que
mudou profundamente os hábitos dos consumidores, transformando de forma
profunda as empresas e os negócios.
Mais de metade dos utilizadores já fez compras online (51%),
em 2019, estimando-se que esse valor cresça para 57% em 2020 por causa da
pandemia. A pandemia é também responsável pela alteração das compras online, já
que, de acordo com o estudo, 60% dos compradores online afirma ter aumentado o
valor das suas compras através da internet.
A intensidade de compras na Internet aumentou com 73% dos
compradores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês, e
agora compra-se mais em lojas online portuguesas e menos em sites estrangeiros.
As “refeições entregues ao domicílio” e os “produtos alimentares e bebidas” são
as categorias que se destacam a nível de compras online, quando no ano passado
não tinham uma expressão significativa. As categorias de equipamentos para
utilizar em casa – tanto informáticos, como eletrodomésticos - registaram
crescimentos acentuados. Nos serviços digitais destacou-se a categoria “Filmes
e as Séries”.
Ainda no que diz respeito ao E-commerce, a taxa de empresas
de grande dimensão que vende online situa-se neste momento nos cerca de 52%.
(27% para o total de empresas). Quando questionadas sobre a perspetiva de
evolução do comércio eletrónico, cerca de metade das empresas referiu que prevê
um crescimento. A grande maioria das empresas que realiza comércio eletrónico
ainda não integra a loja física com a loja online, mas cerca de 25% das
empresas já faz esta integração.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.