Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Ainda não eram 8 horas da
manhã em Lisboa quando a Kia revelou ao mundo o seu primeiro modelo concebido
de raíz para ser apenas e só elétrico: o EV6.
A fabricante está apostada em redefinir as fronteiras da
mobilidade elétrica e, como tal, acaba de lançar este crossover, o primeiro da
Kia usar a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), e que representa a
primeira parte da transição da marca para a nova era de eletrificação, sob a
nova assinatura “Movement that inspires”.
Numa apresentação aos jornalistas realizada esta manhã a
partir da Coreia do Sul, a marca desvendou as principais características deste
novo modelo, que se define desde logo por ter um “design inspirador”, uma
“performance emocionante” e um “espaço inovador”.
“Para nós na Kia, o EV6
representa o primeiro passo da nova marca e a nossa promessa de inspirar os
consumidores com um design audaz, engenharia avançada e tecnologias úteis e
inovadoras”. É desta forma que o português Artur Martins, atual vice-presidente
da Kia Motors Corporation com os pelouros de Marca e Marketing Global, descreve
o novo EV6 no seu vídeo de apresentação. “O modelo representa a visão da marca
em criar soluções de mobilidade sustentável, enquanto começamos a nossa
importante e ambiciosa transformação em direção a uma marca de veículos
elétricos. A mobilidade é essencial para a economia mundial e para nós como
sociedade e estamos conscientes dos desafios e da responsabilidade que temos
enquanto uma empresa de mobilidade de criar, fabricar e entregar produtos da
forma mais sustentável possível”.
O EV6 foi concebido segundo a nova filosofia de design da
Kia, “Opostos Unidos”, inspirada nos contrastes que encontramos na Natureza e
na Humanidade. No centro desta filosofia encontra-se uma nova identidade
visual, que evoca as forças positivas e a energia natural, com combinações
contrastantes entre elementos estilísticos que se destacam pelas suas linhas
acentuadas e formas esculturais.
Movendo-se exclusivamente a energia elétrica, o modelo procura
destacar-se ao oferecer um leque diversificado de configurações de motorização
com grande autonomia e zero emissões. Só para dar alguns exemplos, a sua
capacidade de carregamento de 800 V permite à bateria passar dos 10 para os 80%
de carga em apenas 18 minutos, enquanto a versão GT, projetada para inspirar os
entusiastas da condução desportiva, oferece uma aceleração dos 0 aos 100 km/h
em apenas 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h.
De referir que o EV6 assinala o início da estratégia de médio-longo
prazo da Kia para BEV, plug-in híbridos (PHEV) e híbridos eletrificados (HEV)
que tem como objetivo fazer com que representem 40% do total das vendas da
marca até 2040, com uma meta anual de 1,6 milhões de unidades deste tipo de
propostas amigas do ambiente. O EV6 é, de resto, o primeiro dos 11 novos BEV
que a Kia vai lançar até 2026, e com os quais ambiciona afirmar-se líder neste
segmento.
“O EV6 corporiza a nova Kia.
Nasceu para inspirar cada viagem, através de design ousado, engenharia evolutiva,
tecnologias inovadoras e performance elétrica entusiasmante”, refere Ho Sung
Song, Presidente e CEO da Kia, em comunicado. “Trata-se de um modelo que marca
o início do compromisso de longo prazo da Kia para com a mobilidade
sustentável, acelerando a transição para as zero emissões não apenas no
transporte, mas também nos produtos, materiais e produção”.
O início das vendas do EV6 à
escala mundial está previsto para o segundo semestre do ano, com as reservas
online a começarem já no segundo trimestre.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.