Newsletter
Pesquisa
O “Pepsi Challenge” é considerado como sendo uma das mais famosas ações publicitárias da história da criatividade – a qual tinha como objetivo comparar o sabor da Pepsi com o da Coca-Cola, de forma a mostrar qual o preferido dos norte-americanos. Finalmente, a Pepsi acaba por ser apresentada como a grande vencedora deste desafio.
Tendo por base esta iniciativa, surgiu agora, a propósito do Dia Internacional de Sensibilização sobre Overdose, celebrado a 31 de agosto, o “Coke Challenge”. Com criatividade da agência canadiana The Garden, em parceria com a organização sem fins lucrativos DanceSafe, uma nova ação pretendeu fazer com que os indivíduos, através da experimentação, identificassem a diferença existentes entre dois pacotes idênticos de cocaína. E qual essa diferença? Acontece que uma das porções continha fentanil, podendo assim causar uma morte prematura.
Tentando lutar contra o facto de, nos Estados Unidos da América e no Canadá, as overdoses provocarem a morte de 80 mil pessoas anualmente, valor que se viu duplicado nos últimos dez anos devido à contaminação por fentanil, a DanceSafe está a usar esta campanha de forma a promover a realização de testes neste tipo de drogas entre todos os consumidores – os quais conseguem detetar os opióides nelas presentes.
Em vez de tentar convencer as pessoas a evitarem o consumo de drogas, esta iniciativa tenta, por outro lado, informá-las de que existem formas de tornar essa mesma ação “mais segura”, estando em destaque no site da Shots – agregadora de conteúdos que se debruça sobre a área da criatividade – no início desta que é a primeira semana de setembro.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.