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Relatório Brand Footprint
Coca-Cola é a marca mais consumida mundialmente
16 de maio de 2019
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Coca-Cola é a marca mais consumida mundialmente
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

De acordo com a edição de 2019 do relatório Brand Footprint, da autoria da Kantar, existem 17 marcas globais de grande consumo que foram escolhidas pelos consumidores mais de um bilião de vezes, havendo 14 marcas locais da China e da Índia que estão incluídas neste exclusivo “clube bilionário”.

Medindo quais as marcas que estão a ser compradas por mais consumidores e com mais frequência, este ranking concluiu que a Coca-Cola é, pelo sétimo ano consecutivo, a marca mais consumida mundialmente, sendo líder do já referido “clube bilionário”.

De facto, a nível global, a Coca-Cola foi a marca mais escolhida, tendo sido retirada das prateleiras 5,9 biliões de vezes no mesmo ano. A Colgate e a Maggi mantiveram as suas posições no pódio, sendo também as marcas mais escolhidas de cuidado pessoal e de alimentação, respetivamente.

Por outro lado, a Colgate continua a ser a única marca escolhida por mais de metade da população global – estando presente em 60,5% dos lares –, enquanto a Maggi manteve o seu forte desempenho, cimentando o seu lugar como a terceira marca mais escolhida do mundo.

O relatório demonstra ainda que as marcas locais cresceram em 2018, sendo a escolha de 64,8% dos consumidores, versus 35,2% das marcas globais. A maior conquista para as marcas locais ocorreu na categoria de saúde e beleza, tendo conseguido crescer em 0,7% o número de vezes que os consumidores a escolhem.

Embora as marcas locais tenham ganho quota de mercado, fabricantes globais como a Unilever mostraram como é possível ganhar a nível local, ao adaptarem os seus produtos aos mercados locais através de marcas como a Surf Excel.

O Brand Footprint revela que, para as marcas globais, é imperativo ganhar nos seus mercados de maiores dimensões: das 50 primeiras marcas do ranking que cresceram no seu principal mercado, 82% cresceram a nível global e daquelas que não cresceram no seu principal mercado, houve uma percentagem de 91% que também não cresceu a nível global.

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