Newsletter
Pesquisa
A Coca-Cola está a celebrar o seu 125.º aniversário no Reino Unido, com uma campanha que pretende destacar o papel fundamental que as lojas de conveniência desempenham tanto para a marca como para as comunidades locais.
De acordo com uma investigação conduzida pela empresa, citada em comunicado no site da Coca-Cola Europacific Partners, quase um quarto dos consumidores britânicos (23%) dependem mais das chamadas “corner shops” do que de qualquer outro canal de retalho.
Apesar das dificuldades sentidas pelas ruas comerciais tradicionais devido à crise do custo de vida, estas pequenas lojas de bairro têm registado um renascimento e continuam a ser vistas como essenciais na vida quotidiana.
A Coca-Cola sublinha ainda que o canal de conveniência é um dos mais importantes para o seu negócio: só em 2023, o portfólio da Coca-Cola Europacific Partners gerou mais de £317 milhões (€374 milhões) em vendas neste segmento.
A pandemia reforçou a relevância destes espaços, com 34% dos britânicos a considerarem a sua loja de bairro parte essencial do dia-a-dia e 33% a assumirem que teriam dificuldade em aceder rapidamente a bens essenciais sem elas. Atualmente, os consumidores visitam em média cinco vezes por mês as lojas de conveniência, gastando cerca de £14,90 (€17,58) por visita. A geração Z lidera os gastos (£19,30 - €22,77 - em média), enquanto os mais velhos despendem menos (£6,10 - €7,20 - em média).
Para enfrentar a concorrência das grandes superfícies e do comércio online, muitos lojistas têm investido em novos serviços: desde entregas ao domicílio, presença nas redes sociais e recolha de encomendas, até à disponibilização de caixas multibanco ou gamas alargadas de produtos.
Desenvolvida em colaboração com a agência londrina MHP Group, a campanha “The Bosses” centra-se numa nova série de retratos da fotógrafa Serena Brown e seis mini documentários realizados por Ross Bolidai e Earthling Films.
Rhona Stephen, diretora de comunicação da Coca-Cola no Reino Unido, comentou: “À medida que celebramos 125 anos na Grã-Bretanha, estamos a dar destaque a alguns dos nossos parceiros mais antigos – as lojas de bairro locais. ‘The Bosses’ oferece-nos uma visão íntima das suas vidas, desde histórias de superação a legados de resiliência e espírito comunitário, trazendo uma perspetiva fresca sobre a diversidade e dinamismo dos proprietários de lojas locais britânicas.”
Stephen Moorhouse, Diretor-Geral da Coca-Cola Europacific Partners no Reino Unido, sublinhou: “Esta investigação destaca a resiliência e adaptabilidade dos retalhistas locais – muitos dos quais estão a encontrar novas formas de responder às necessidades dos consumidores. Na CCEP, estamos empenhados em apoiar estes negócios vitais.”
James Lowman, Diretor Executivo da Association of Convenience Stores, reforçou a importância destes empreendedores, destacando a sua capacidade de adaptação como “superpoder”.
A Coca-Cola anunciou também que, ao longo dos próximos meses, dará maior visibilidade a estes “bosses” locais, que continuam a evoluir e a desempenhar um papel essencial no abastecimento e na ligação às comunidades.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.