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Antes da chegada do Clubhouse, rede social de
conversas em áudio, a Geração X parecia posta de parte no que toca a redes
sociais.
A
crença baseada no crescimento de plataformas como Instagram e TikTok é a de que
adolescentes e jovens adultos são os primeiros a adotar as redes sociais do
momento. No entanto, com a ascensão do Clubhouse e outras plataformas baseadas
em áudio, a Geração X parece estar a desafiar os padrões e a provar que ainda
têm algo a dizer nas redes sociais.
É
fácil esquecer que a Geração X foi a pioneira das redes sociais. É por isso que
o utilizador de redes é, em média, mais velho do que se pensa. Enquanto os
públicos do Facebook e Instagram se encaixam perfeitamente na geração
millennial , o utilizador de redes como Twitter, LinkedIn e Pinterest pertence
à Geração X.
Esta
geração frequentemente esquecida é a maior faixa etária em todo o ecossistema
das redes sociais e a que está por detrás de marcas de tecnologia populares
como Google, Apple, Twitter e Tesla (Jack Dorsey e Elon Musk são membros da
Geração X). São também a geração responsável por inventar as redes sociais e
popularizar a Internet.
Talvez
por isso não seja de estranhar que sejam o target principal da nova comunidade
que prioriza o áudio: o Clubhouse. Esta aplicação de áudio ao vivo, apenas para
convidados e disponível em iOS, permite que as pessoas ouçam e participem em
conversas em tempo real. A experiência é como a de uma conferência virtual sem
fim e representa a evolução natural da redes de áudio.
Ou
seja, na verdade o Clubhouse está a ir ao encontro de uma maior procura por um
podcast mais interativo - com a Geração X no leme dessa necessidade. Se
olharmos para as estatísticas, 45% dos ouvintes de podcast têm um salário anual
familiar de mais de 210 mil euros, mas também têm 68% mais chances de ter um
diploma de pós-graduação, de acordo com dados agregados pelo Small Biz Genius.
Essas estatísticas apontam para uma probabilidade maior de que o Clubhouse
consiga atrair um número significativo de seguidores da Geração X.
Na
verdade, com um requisito de idade mínima, o Clubhouse parece ter como alvo um
grupo demográfico mais velho. O resultado é que os principais criadores não são
os novatos da Geração Z que se esperaria ver numa rede social emergente.
A
plataforma das experiências únicas: Guerlain aposta no Clubhouse
Com
um público mais velho, seria previsível que as marcas não tivessem tanto
interesse nesta plataforma, já que por norma a Geração X não é o público alvo
de redes sociais por parte dos grandes anunciantes. Mas a verdade é que as
marcas querem falar com estes ouvintes e de forma exclusiva. É o caso, por
exemplo, da Guerlain. A Maison que desde 1828 tem liderado o caminho das
experiências sensoriais únicas, com as fragrâncias a combinarem aroma, visão e
som num só objeto de culto, encontrou nesta plataforma uma oportunidade para
elevar a viagem olfativa.
"Olfactory
Creations" é uma experiência de beleza apenas disponível no Clubhouse que
irá permitir uma conversa intimista com o Mestre Perfumista Guerlain, Thierry
Wasser. Uma oportunidade única de entrar dentro de uma das profissões mais
fascinantes do universo da beleza. Esta sala de 40 minutos foca-se na arte da
"haute parfumerie", descobrindo a origem de algumas das criações mais
icónicas da Guerlain e traçando a história dos seus mais de 190 anos de
savoir-faire.
Apresentado
pela diretora de beleza da Harper´s Bazaar americana e blogger, Jessica Matlin,
Olfactory Creations acontece no dia 9 de abril apenas por convite.
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