Clubhouse prova que a Geração X não está esquecida

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E marcas de luxo criam experiências únicas
Clubhouse prova que a Geração X não está esquecida
6 de Abril de 2021
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Antes da chegada do Clubhouse, rede social de conversas em áudio, a Geração X parecia posta de parte no que toca a redes sociais.


A crença baseada no crescimento de plataformas como Instagram e TikTok é a de que adolescentes e jovens adultos são os primeiros a adotar as redes sociais do momento. No entanto, com a ascensão do Clubhouse e outras plataformas baseadas em áudio, a Geração X parece estar a desafiar os padrões e a provar que ainda têm algo a dizer nas redes sociais.

 

É fácil esquecer que a Geração X foi a pioneira das redes sociais. É por isso que o utilizador de redes é, em média, mais velho do que se pensa. Enquanto os públicos do Facebook e Instagram se encaixam perfeitamente na geração millennial , o utilizador de redes como Twitter, LinkedIn e Pinterest pertence à Geração X.

 

Esta geração frequentemente esquecida é a maior faixa etária em todo o ecossistema das redes sociais e a que está por detrás de marcas de tecnologia populares como Google, Apple, Twitter e Tesla (Jack Dorsey e Elon Musk são membros da Geração X). São também a geração responsável por inventar as redes sociais e popularizar a Internet. 

 

Talvez por isso não seja de estranhar que sejam o target principal da nova comunidade que prioriza o áudio: o Clubhouse. Esta aplicação de áudio ao vivo, apenas para convidados e disponível em iOS, permite que as pessoas ouçam e participem em conversas em tempo real. A experiência é como a de uma conferência virtual sem fim e representa a evolução natural da redes de áudio.

 

Ou seja, na verdade o Clubhouse está a ir ao encontro de uma maior procura por um podcast mais interativo - com a Geração X no leme dessa necessidade. Se olharmos para as estatísticas, 45% dos ouvintes de podcast têm um salário anual familiar de mais de 210 mil euros, mas também têm 68% mais chances de ter um diploma de pós-graduação, de acordo com dados agregados pelo Small Biz Genius. Essas estatísticas apontam para uma probabilidade maior de que o Clubhouse consiga atrair um número significativo de seguidores da Geração X.

 

Na verdade, com um requisito de idade mínima, o Clubhouse parece ter como alvo um grupo demográfico mais velho. O resultado é que os principais criadores não são os novatos da Geração Z que se esperaria ver numa rede social emergente. 

 

A plataforma das experiências únicas: Guerlain aposta no Clubhouse

 

Com um público mais velho, seria previsível que as marcas não tivessem tanto interesse nesta plataforma, já que por norma a Geração X não é o público alvo de redes sociais por parte dos grandes anunciantes. Mas a verdade é que as marcas querem falar com estes ouvintes e de forma exclusiva. É o caso, por exemplo, da Guerlain. A Maison que desde 1828 tem liderado o caminho das experiências sensoriais únicas, com as fragrâncias a combinarem aroma, visão e som num só objeto de culto, encontrou nesta plataforma uma oportunidade para elevar a viagem olfativa. 

 

"Olfactory Creations" é uma experiência de beleza apenas disponível no Clubhouse que irá permitir uma conversa intimista com o Mestre Perfumista Guerlain, Thierry Wasser. Uma oportunidade única de entrar dentro de uma das profissões mais fascinantes do universo da beleza. Esta sala de 40 minutos foca-se na arte da "haute parfumerie", descobrindo a origem de algumas das criações mais icónicas da Guerlain e traçando a história dos seus mais de 190 anos de savoir-faire. 

 

Apresentado pela diretora de beleza da Harper´s Bazaar americana e blogger, Jessica Matlin, Olfactory Creations acontece no dia 9 de abril apenas por convite. 

 

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