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O Clube de
Produtores do Continente estabeleceu uma ‘Declaração para a
Sustentabilidade’, baseada em 11 princípios.
O objetivo é o de promover
a produção e consumo sustentáveis e um sistema alimentar que
respeite o ambiente. Nesse
sentido, o Clube de Produtores do Continente (CPC) estabeleceu uma ‘Declaração
para a Sustentabilidade’, baseada em 11 princípios e diversas
iniciativas, para os produtores nacionais membros do Clube. A
iniciativa foi dada a conhecer no âmbito do Dia da Gastronomia
Sustentável, que se celebra amanhã, 18 de junho.
Em
comunicado, o Continente explica
que a declaração, apresentada aos 256 membros do CPC, está alinhada com
o 12º objetivo da ONU (produção e consumo sustentáveis), bem como
com a estratégia Europeia do Prado ao Prato (sistema alimentar
justo, saudável e respeitador do ambiente) e o Roteiro para
Neutralidade Carbónica 2050 do Ministério do Ambiente e da
Transição Energética, e tem um prazo de 3 anos para execução.
Ondina
Afonso, Presidente do CPC, explica que “o
objetivo é ajudar os produtores a cumprir as metas traçadas pela
Comissão Europeia, pelo que o Clube de Produtores Continente passa a
considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios
importantes no processo de decisão de compra”.
Um dos
exemplos dos vários projetos a decorrer junto dos produtores locais
é o “Searas de trigo com biodiversidade: salvemos a
Águia-caçadeira”. Esta ação piloto do CPC, dirigida à
conservação da espécie “Águia-caçadeira”, e na qual se
valoriza o contributo das searas de trigo para a preservação de
diversas espécies ameaçadas de extinção, é realizada em parceria
com a ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas,
Oleaginosas e Cereais, e o CIBIO - Centro de Investigação em
Biodiversidade e Recursos Genéticos.
Além
disso, 29 produtores do CPC já aderiram à certificação Resíduo
Zero: frutas
e legumes livres de resíduos e em que são salvaguardados princípios
de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores
emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos,
fundamentais no que respeita à segurança alimentar e integração
com o meio ambiente, garantido a sustentabilidade de todo o sistema
agrícola. O objetivo da
marca é garantir hortofrutícolas nacionais de resíduo zero nas lojas
Continente.
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