Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
Após cinco anos de preparação, a expedição “Plastic Odyssey” vai partir do porto de Marselha no dia 1 de outubro para uma viagem que irá durar três anos e passará por todos os oceanos do globo.
A ideia é amplificar a sensibilização para a questão da poluição pelo plástico nos oceanos e identificar soluções concretas junto das comunidades locais. A Clarins é parceria oficial do projeto, apoiando-o desde o início, em 2018.
O coração da Plastic Odyssey é um barco laboratório com 40 metros e uma tripulação que inclui também uma equipa de cientistas. A embarcação conta com uma zona de teste e exposição para alternativas à utilização de plástico, uma oficina de reciclagem e uma área de produção de combustível que recorre ao plástico.
Ao longo de três anos irá navegar nos oceanos Mediterrâneo, Atlântico, Índico e Pacífico com mais de 30 paragens previstas. Em cada uma irão ser realizadas formações, palestras, seminários de demonstração e estudos terrestres para fomentar a sensibilização face ao problema do plástico, encorajar soluções de reciclagem de baixa tecnologia e difundir novas práticas.
Um projeto que conta com a colaboração da Clarins que, desde 2018, se tornou na parceira oficial da Plastic Odyssey. Uma marca que ao longo do tempo tem vindo a tomar ações em prol do clima, como, por exemplo, a proibição da utilização de sacos de plástico desde 1999. Deixou também de utilizar microesferas de plástico em todos os seus esfoliantes em 2014 e desde então tem seguido uma política de reciclagem afeta a todos os seus produtos. Isto implica uma redução contínua do peso das suas embalagens, a utilização de plástico reciclado (representando uma poupança anual de quase 180 toneladas de plástico virgem), uma redução de 30% na utilização de plástico e um catálogo de cuidados com a pele que pretende ser 100% reciclado, recarregável ou reutilizável até 2025. Na mesma data, a empresa pretende ser 100% neutra em relação ao plástico, sendo que em 2020 alcançou já a neutralidade de carbono.
A nível local, a equipa Clarins Portugal realiza periodicamente iniciativas que mobilizam os seus colaboradores e os envolve na causa, como foi o caso de uma operação de limpeza nas praias da Ericeira, no dia 17 de setembro.
“Na nossa indústria, acreditamos que estamos na vanguarda no que diz respeito à questão do plástico. É uma enorme preocupação mas como acontece com qualquer problema, as soluções existem se a vontade estiver presente. É por isso que estamos muito empenhados. Com a Plastic Odyssey temos um projeto pragmático, genuinamente capaz de mudar o problema do plástico e ajudar a construir um futuro melhor”, explica, em comunicado, Virgine Courtin, diretora geral Clarins Group.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.