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Celebrity investe em nova classe de navios
Cidades de Luxo flutuantes!
12 de junho de 2019
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Cidades de Luxo flutuantes!
Maria José Martins
Diretora Criativa de Conteúdos

Formada em Antropologia, conta com mais de duas décadas de trabalho na Comunicação Social como jornalista, criadora de conteúdos e autora de ficção. Curiosidade, experiência e imaginação são os ingredientes que não dispensa na vida… e na cozinha.

“Talvez um dia!” - esta foi sempre a minha resposta, quando alguém me sugeria uma viagem de cruzeiro. Não vou negar que a perceção que tinha era de que este “modo” de férias está mais associado a um target sénior. Talvez por isso, quando o Imagens de Marca foi convidado a entrar a bordo de uma nova geração de navios, senti um misto de curiosidade e ceticismo. Confesso que não é uma indústria que conheça em profundidade, o que me levou a mergulhar numa série de pesquisas sobre as grandes companhias a operar no mundo e os estudos de tendências que estão a ser inspiradores no desenvolvimento de produtos inovadores, para acompanhar as tendências dos novos consumidores à procura de experiências autênticas e únicas dentro do luxo acessível.

Geração Z inspira o futuro da indústria

Segundo a CLIA - Cruise Lines International Association - a geração Z, que se prepara para se tornar o maior grupo de consumidores a partir do ano de 2020, tal como os Millennials também preferem as experiências às questões materiais e são sedentos por viagens. Desejam múltiplos destinos com experiências únicas como festivais de música no mar, uma tendência que está a atrair novas categorias de cruzeiros. É neste contexto que emerge à superfície o Celebrity Edge. É o primeiro navio de uma nova frota de 5 navios da marca Celebrity Cruises, detida pelo gigante mundial nas viagens de cruzeiros Royal Caribbean Cruises, cujo número de passageiros transportados por ano, ronda os 6 milhões. Com esta capacidade não se pode pensar em hotéis, mas sim, em autênticas cidades flutuantes. Foi uma das visões que Francisco Teixeira, CEO da Melair Cruzeiros, partilhou comigo durante as nossas conversas a bordo sobre esta indústria. Com uma experiência de 25 anos no setor, acredita que a oferta tem vindo a modernizar-se e a rejuvenescer-se nos últimos anos.

“A oferta hoje já está rejuvenescida por natureza. Nós temos é muita objeção naquilo que é a decisão do consumidor. Ou seja, o consumidor precisa de ser estimulado. Ele hoje já está muito mais conhecedor do que é a nova oferta da indústria de cruzeiros, mas ainda não está convencido que a média de idades, o tipo de oferta, as cidades que se visitam transformou-se numa experiência que é transversal a todos os grupos etários… e esse é um processo lento. É um processo mais rápido quando a oferta existe com partida do nosso país, porque a acessibilidade e o custo de acesso é muito mais baixo e não é o caso de Portugal, pois estamos um bocadinho afastados do centro do mediterrâneo, mas é um processo que está numa fase muito evolutiva e eu acredito que o crescimento que nós vamos ter nos próximos anos vai ser muito mais acelerado do que aquele que foi na última década”, explica Francisco Teixeira, em entrevista ao Imagens de Marca em pleno alto mar. Uma conversa que partilhamos na íntegra nesta página.

Marca de luxo sim, mas inclusiva!

Embora a marca Celebrity Cruises já se posicione no segmento Premium com o conceito de “Modern Luxury”, havia a necessidade de criar um “upgrade” dentro da frota que elevasse a perceção, a experiência a bordo para chegar a um target com gostos mais exigentes e que está ligado às novas tecnologias. Os adeptos do instagram e que procuram destinos surpreendentes, mas acessíveis. Que valorizam um conforto que é exclusivo e simultaneamente “inclusivo”. Para Peter Giorgi, Diretor de Marketing da Celebrity Cruises, “o valor da marca mais importante é a abertura: nós acreditamos que quanto mais pessoas viajam, mais o mundo se torna um lugar melhor. Quanto mais nós partilharmos a cultura, o tempo, as refeições e visitamos sítios diferentes, tudo se torna menos assustador e nós tornamo-nos mais tolerantes. Então, nós nos cruzeiros vamos a 300 cidades diferentes, percorremos todos os 7 continentes e os cruzeiros são uma forma simples e notável de visitar tantos sítios. Portanto o valor mais importante é “abertura”, que se estende a temas como a inclusão, daí o trabalho que fazemos com a LGBT e a sua comunidade, por exemplo. É muito importante para nós assegurar que onde quer que estejas, de onde quer que venhas estás confortável a bordo e estás feliz por conhecer o mundo e que te encaixas nele”.

Design de autor foi âncora para posicionamento premium

Foi com a ideia de proporcionar uma experiência a bordo transformadora e que contasse uma nova história sobre as viagens de cruzeiro que a Royal Caribbean reuniu uma equipa de 500 arquitetos, designers e engenheiros empenhados em revolucionar os navios da Celebrity. O design de autor foi a âncora para criar uma nova imagem e mudar perceções. O Celebrity Edge é o primeiro navio desta classe e apresenta espaços inovadores, onde requinte e simplicidade se cruzam, numa interpretação das novas tendências do luxo, com a assinatura de designers conceituados como a espanhola Patricia Urquiola que criou o interior do restaurante e bar “Eden”, a britânica Kelly Hoppen que redefiniu as dimensões dos camarotes e suites ou a dupla de designers Jouin Manku que deu luz à praça central com uma peça surpreendente em forma de candelabro, que faz parte do show de luzes que marca o arranque da animação noturna a bordo. O SPA, visto pela equipa da Royal Caribbean, como o mais bonito do mundo, acabou por ser um projeto muito pessoal da designer inglesa de origem sul-africana Kelly Hoppen. Viu neste desafio a oportunidade de realizar o sonho de criar o ambiente de um SPA. Com 22 mil metros quadrados inspirado no Mar, Terra e Ar, une todas as experiências ao longo de uma viagem de bem-estar. Incorpora inovações tecnológicas e mais de 124 tratamentos desenvolvidos com parceiros líderes no setor. Como refere Paris Swann, responsável pela área de design e inovação da Royal Caribbean Cruises: “nós temos mais de 20 salas de tratamento. Temos os mais variados tratamentos que vão desde uma massagem aos tratamentos médicos de SPA e até mesmo, tratamentos dentários de SPA…e é um espaço que tem uma escadaria escultural que nos leva a um deck central, com as melhores vistas do navio. Nós trabalhámos com algumas das maiores estrelas mundiais do design. Não só a Kelly Hoppen e o Tom Wright, mas também o Jouin Manku que tem um estúdio maravilhoso em Paris, como a Patrícia Urquiola que é uma designer muito boa, sediada em Milão. Nós quisemos trazer o design ao mais alto nível para o navio. Sabíamos que era importante chegar a esse nível de paixão e compromisso para entregar a promessa que tínhamos feito: trazer o “Modern Luxury” para o projeto.”

Um tapete mágico único no mundo

Um grande pormenor da engenharia do Celebrity Edge, que já se tornou a sua imagem de marca onde quer que vá. Avista-se a quilómetros de distância na parte exterior do navio e sobe e desçe ao longo dos 16 decks. A Magic Carpet criada pelo arquiteto norte-americano Tom Wright é uma inovação única no mundo e adapta-se a diferentes funções durante a viagem. Uma plataforma que se transforma num bar para disfrutar de um “sunset” em pleno alto mar, pode servir de restaurante para experiências gastronómicas e adaptar-se ainda ao piso de desembarque onde os passageiros são transportados para o exterior do Celebrity Edge.

Gastronomia com estrela Michelin na proa

Ao longo de cinco anos, o Chef Cornelius Gallagher, premiado com as famosas estrelas Michelin, desenvolveu centenas de novas receitas únicas inspiradas na gastronomia dos inúmeros destinos visitados pelo cruzeiro em todo o mundo. São 29 espaços de refeição de classe mundial, 4 restaurantes principais, dois restaurantes exclusivos para as suites, 7 novos restaurantes de especialidades e 5 locais de refeição gratuitos… é um verdadeiro festim para o paladar! É certo que dos cerca de 30 milhões de passageiros que se estimam vir a fazer um cruzeiro em 2019, ainda só 60 mil portugueses se aventuram pelo sabor das férias em alto-mar, mas Francisco Teixeira da Melair Cruzeiros acredita que o número tende a crescer à medida que o novo terminal de Lisboa for utilizado como ponto de partida para as viagens na Europa. Certo é que há já reservas portuguesas para embarcar no novo Celebrity Edge durante as férias deste ano…e depois de nos termos aventurado a inaugurar este novo navio em águas de sua majestade, é mesmo caso para dizer: bem-vindos a bordo!

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