ghost image socials
Para monitorizar o seu comportamento
China cria “uniformes inteligentes” para crianças
4 de janeiro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
China cria “uniformes inteligentes” para crianças
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Nos últimos tempos, a China tem vindo a investir largamente em dispositivos de segurança que permitem fazer a monitorização do comportamento dos seus cidadãos. Mais recentemente, o país decidiu apostar na criação dos “uniformes inteligentes”, que estão a ser adotados em onze escolas na província chinesa de Guizhou.

Desenvolvida pela empresa Guizhou Guanyu Technology, esta tecnologia tem a capacidade de emitir um alarme caso a criança que o utiliza abandone o recinto escolar ou adormeça durante uma aula. Tal é possibilitado pelos chips equipados com sistema GPS que são embutidos nestas peças de roupa e que possibilitam o registo da localização precisa da criança, fornecendo ainda informações sobre o seu nível de atenção e comportamento.

Adicionalmente, esta tecnologia dá aos pais a possibilidade de controlarem e limitarem as compras realizadas pelos seus filhos dentro do recinto escolar, através de uma aplicação para esse efeito. Segundo o jornal Beijing News, porta-vozes da empresa garantem não controlarem a atividade destes alunos o tempo todo, uma vez que esta ferramenta tem gerado alguma controvérsia ao nível dos direitos de privacidade dos cidadãos.

Como avança o jornal estatal chinês The Global Times, os chips de localização são inseridos no ombro dos uniformes e aguentam até 500 lavagens, sendo por isso difíceis de serem burlados. Além disso, sistemas de reconhecimento facial localizados em diferentes locais da escola conseguem garantir que os seus estudantes não trocaram de uniforme a determinada altura.

Artigos Relacionados

A visão da Volvo para 2020
22 de março de 2019
Tech
Inscrições já estão abertas
22 de março de 2019
Criatividade

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.