Newsletter
Pesquisa
Nos últimos tempos, a China tem vindo a investir largamente em dispositivos de segurança que permitem fazer a monitorização do comportamento dos seus cidadãos. Mais recentemente, o país decidiu apostar na criação dos “uniformes inteligentes”, que estão a ser adotados em onze escolas na província chinesa de Guizhou.
Desenvolvida pela empresa Guizhou Guanyu Technology, esta tecnologia tem a capacidade de emitir um alarme caso a criança que o utiliza abandone o recinto escolar ou adormeça durante uma aula. Tal é possibilitado pelos chips equipados com sistema GPS que são embutidos nestas peças de roupa e que possibilitam o registo da localização precisa da criança, fornecendo ainda informações sobre o seu nível de atenção e comportamento.
Adicionalmente, esta tecnologia dá aos pais a possibilidade de controlarem e limitarem as compras realizadas pelos seus filhos dentro do recinto escolar, através de uma aplicação para esse efeito. Segundo o jornal Beijing News, porta-vozes da empresa garantem não controlarem a atividade destes alunos o tempo todo, uma vez que esta ferramenta tem gerado alguma controvérsia ao nível dos direitos de privacidade dos cidadãos.
Como avança o jornal estatal chinês The Global Times, os chips de localização são inseridos no ombro dos uniformes e aguentam até 500 lavagens, sendo por isso difíceis de serem burlados. Além disso, sistemas de reconhecimento facial localizados em diferentes locais da escola conseguem garantir que os seus estudantes não trocaram de uniforme a determinada altura.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.