ghost image socials
Uma luz ao fundo do túnel?
China: como as marcas estão a reagir no pós-pandemia
25 de março de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
China: como as marcas estão a reagir no pós-pandemia

Só agora é que estamos a sentir o verdadeiro impacto económico e social da pandemia do Covid-19 mas na China já se começa a existir o levantamento de algumas restrições à medida que o número de casos de coronavírus está a diminuir.

Ainda é cedo, mesmo para a China, perceber se a vida tal como a conhecíamos irá voltar ao normal, e há até quem diga que é “apressado” pensar-se já numa normalidade económica no mercado chinês. Mesmo com o distanciamento social elevado, dois meses de bloqueio podem significar que os comportamentos do consumidor mudaram e que há um novo normal: mais digital.

As principais marcas e empresas de tecnologia da China estão a lançar grandes esforços para acelerar a economia e ajudar as marcas a entrar na linha da frente dos consumidores novamente.

Hoje começa o Shangai Fashion Week, evento que costumava reunir pessoas de todo o mundo, mas este ano os desfiles irão decorrer em live streaming para uma audiência maior em parceria com a Alibaba Tmall e a Taobao. O evento irá contar com mais de 150 marcas, incluindo designers chineses em ascensão.

A parceria procura ainda ajudar os designers independentes e marcas a trocarem os meios mais tradicionais de comunicação com o público, por exemplo, conferências de imprensa ou shows – habituais antes do coronavírus. A Alibaba está inclusive a promover um novo conjunto de produtos que permite às marcas digitalizarem totalmente este processo. ´

Ao The Drum, Mike Hu, diretor geral da Tmall Fashion e FMCG na Alibaba, referiu que estão a “integrar algumas das tecnologias mais avançadas do Alibaba para trazer uma experiência nova e elevada aos consumidores. Esta parceria com a Shangai Fashion Weel permite-nos alavancar a nossa experiência na digitalização de lojas físicas e explorar um novo formato para lançamentos de marcas e produtos, através de tecnologias como o live streaming”.

Já a JD.com, plataforma de comércio eletrónico da China, anunciou uma série de iniciativas e investimentos para ajudar a impulsionar a atividade das marcas novamente em termos de marketing e comunicação na China. No inicio deste mês anunciou mesmo o plano “Spring Raindrop Plan” que irá alocar vários milhões para as marcas que foram fortemente afetadas pelo Covid-19. A empresa referiu que irá oferecer flash sales, live streamings, e conteúdos de marketing como forma de apoio. Além disso, abriu o serviços omnichannel para ajudar as lojas físicas a venderem online.

Além desta ação, a JD.com anunciou a colaboração com algumas marcas no sentido de oferecer cupões promocionais aos consumidores na China de forma a aumentar o volume de vendas a um nível mais rápido.

A nível turístico, a empresa que reúne dados turísticos em todo o mundo, Adara, descobriu que o número de pesquisas relacionadas com pessoas que procuram viajar para a China aumentou após uma queda acentuada devido ao coronavírus. A nível global, as pesquisas aumentaram 29% na primeira semana de março e as reservas de voos também estão a aumentar, mas a uma taxa mais lenta.

Numa era onde nada parece querer voltar ao “normal”, as marcas e as economias estão a olhar para o exemplo da China como uma “luz ao fundo do túnel”. Já que estamos a “navegar” no desconhecido, um desconhecido que parece não ter fim.

Artigos Relacionados

Ativação da Heinenken
7 de agosto de 2020
Marcas & Empresas
Metade das empresas portuguesas em risco
7 de agosto de 2020
Marcas & Empresas

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.