
Newsletter
Pesquisa

Segundo o relatório oficial da OpenAI, intitulado “AI as a Healthcare Ally”, divulgado este mês, “mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo colocam diariamente questões relacionadas com saúde no ChatGPT”.
O ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, tem sido cada vez mais utilizado por pessoas para procurar informação relacionada com saúde.
De acordo com o relatório, “mais de 5 % de todas as mensagens enviadas ao ChatGPT em todo o mundo dizem respeito a cuidados de saúde, totalizando mil milhões de conversas por semana”.
O documento indica ainda que, entre os mais de 800 milhões de utilizadores regulares, aproximadamente um em cada quatro coloca pelo menos uma questão sobre saúde a cada semana, e que mais de 40 milhões dessas interações ocorrem diariamente.
Tipos de perguntas feitas ao ChatGPT
Segundo a OpenAI, os utilizadores enviam perguntas relacionadas com sintomas, opções de tratamento, seguros de saúde, bem‑estar e interpretação de termos médicos.
A OpenAI lançou também o produto “ChatGPT Health”, dedicado a facilitar conversas sobre saúde e bem‑estar num espaço separado dentro da plataforma.
Limites da ferramenta
O relatório sublinha que o ChatGPT foi concebido para ajudar os utilizadores a obter informação e orientação geral, mas não substitui o diagnóstico ou tratamento fornecido por profissionais de saúde qualificados.
As respostas fornecidas pelo ChatGPT podem apoiar na compreensão de informação complexa e na preparação para consultas médicas, mas, segundo a OpenAI, as respostas não devem ser interpretadas como conselhos médicos personalizados.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.