Newsletter
Pesquisa
O dia 3 de agosto é conhecido por ser o Dia Mundial da Cerveja e foi nesse sentido que a Nielsen, empresa global de gestão de informação, decidiu fazer uma análise detalhada a essa categoria, que demonstrou ser uma das mais expressivas ao representar vendas totais que rondam os 1.094 milhões de euros nos canais de Retalho.
Contando com um crescimento de 4% em valor no último ano móvel e representando mais de 5% do total de faturação dos pontos de venda dos Bens de Grande Consumo, a categoria das Cervejas apresenta-se como a categoria mais relevante também no canal Horeca (Restaurantes, Snacks e Cafés, Bares, Hotéis e Fast Food), com um crescimento de 4% aliado a vendas totais no valor de 809 milhões de euros.
E uma boa percentagem dessas vendas ocorre no período do verão, explica Tiago Aranha, Client Development Manager da Nielsen: “As condições climatéricas são um dos fatores que mais influenciam o consumo de cerveja. A Cerveja é um negócio sazonal e prova disso é o fato de mais de 40% do volume de cerveja ser consumido nos meses de junho a setembro. As razões do aumento de consumo prendem-se certamente por fatores como melhores condições climatéricas, período de férias para muitos portugueses, realização de inúmeras festas populares e aumento da presença de turistas assim como o regresso dos emigrantes”.
Mas existem outras tendências que são evidenciadas nesta análise da Nielsen. Uma delas prende-se com o facto de os consumidores estarem extremamente dispostos a novas experiências de consumo, onde podem provar novos produtos, o que vem justificar um crescimento baseado no aumento de preços que foi visível nas cervejas apelidadas de mainstream.
Isto tudo numa época em que os amantes de cerveja preferem consumir a bebida fora de casa, mais concretamente em atividades de lazer. Porém, um aumento no consumo dentro de casa, motivado por uma maior penetração e por um maior número de atos de compra, fez com que o produto chegasse a mais de 65 mil casas portuguesas, o que corresponde a 77% do número total de lares.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.