Newsletter
Pesquisa
Após um longo período de
encerramento, devido à quarentena obrigatória, o comércio começa a abrir as
suas portas ao público e as empresas a receber gradualmente os seus
colaboradores. Certificação e segurança são, por isso, palavras de ordem neste
momento.
Foi
precisamente para dar resposta à necessidade de restabelecer a confiança nos
clientes, colaboradores e parceiros empresariais, que por estes dias começam a
reabrir as suas atividades, que a APCER – Asssociação Portuguesa de
Certificação – acaba de lançar um novo serviço, o COVID SAFE.
Este projeto nasce
com base nas orientações da Direção Geral da Saúde (DGS), da Autoridade
para as Condições do Trabalho (ACT) e da Organização
Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito da pandemia, e pretende
verificar no local a eficaz implementação de procedimentos e práticas de
segurança e saúde.
Após um
processo de verificação nos locais de atividade e depois de garantir o
cumprimento das referidas orientações, a entidade irá atribuir uma declaração
juntamente com uma marca que pode ser colocada nos estabelecimentos como meio
de diferenciação.
“O papel da
APCER é validar in loco nas instalações das organizações que o conjunto
de medidas esteja efetivamente implementado. Temos, por um lado, a vantagem de
proteger os colaboradores das organizações, que eles retomem o seu posto de
trabalho com segurança e confiança, mas também, e não menos importante, que os
clientes sintam segurança quando recorrem a um estabelecimento com esta marca”,
refere Raquel Sanmartin, responsável pela unidade de negócio de certificação da
APCER, em entrevista ao Imagens de Marca.
É já amanhã que
a entidade irá realizar dois webinares – um será transmitido de manhã e estará
centrado na apresentação dos pontos críticos que as organizações sem
atendimento ao público precisam de cumprir; o outro será realizado à tarde,
sendo direcionado a organizações com atendimento ao público. O acesso é
gratuito e a pré-inscrição é feita no site da APCER.
Segundo a
entidade, os principais benefícios deste reconhecimento são: “garantir a retoma
da atividade em segurança, reduzindo os riscos e atuando com responsabilidade;
identificar os pontos críticos, avaliando os procedimentos e práticas internas;
superar este desafio com agilidade, criando condições para a recuperação rápida
das atividades que sustentam a organização; gerar confiança, garantindo através
de uma entidade independente a adequação e fiabilidade das práticas de saúde e
segurança no trabalho”.
Na entrevista
ao Imagens de Marca, que pode ver acima, Raquel Sanmartin dá-nos mais
pormenores acerca deste serviço que promete ajudar as empresas a regressar à
“normalidade” com mais segurança, procurando salvaguardar aquilo que é mais
importante: a saúde de todos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.