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Inspirada na tradição das irmandades, no reconhecimento da importância da Cerveja enquanto símbolo de convivialidade, partilha e celebração e na defesa da arte cervejeira enquanto atividade de relevo para a economia portuguesa, a Confraria da Cerveja nasce de um sonho em abril de 2003.
15 anos depois a missão é a mesma: defender o património da cerveja em Portugal, promovendo, divulgando e celebrando os benefícios nas suas múltiplas vertentes.
Atualmente conta já com mais de 600 Confrades e aposta em eventos que inspiram à partilha, convivialidade e celebração.
Ao Imagens de Marca, Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre, e Teresa Apolónia, Secretária Geral da Confraria, referem que a estratégia “passa por continuadamente afirmar e reforçar a missão de divulgar e promover a valorização da cerveja e da cultura cervejeira”.
O futebol é visto como uma oportunidade e por isso a Confraria tem vindo a apostar em momentos de partilha com os Confrades que ajudem à divulgação, prestígio e dignificação do setor cervejeiro no panorama nacional.
Foi o caso dos mais de 40 convidados que subiram a bordo para um passeio no Rio Tejo em Lisboa onde houve tempo para ver o jogo do Mundial de futebol que colocou frente-a-frente as seleções belga e inglesa e provar as cervejas dos dois países.
“Acreditamos que momentos como estes fazem todo o sentido e é expectável que venham a ser replicados, sempre numa lógica de promoção de convívio entre Confrades e divulgação de uma verdadeira cultura cervejeira. Podemos desde já dizer que, no início de outubro, teremos a Cerimónia de Entronização dos novos Confrades, que este ano nos levará à cidade de Leiria. Este será o ponto alto do calendário anual de atividades da Confraria, um momento de celebração da riqueza do património cervejeiro e acolhimento dos novos membros”, explicam-nos.
Anualmente são entronizados cerca de 50 novos Confrades, personalidades apreciadoras da tradição cervejeira. A aposta em personalidades de diferentes áreas, desde o panorama jornalístico, político, musical, passando pelo desporto, representação, entre outros, é uma estratégia para que a missão conquiste relevância. “Acreditamos que personalidades como Cristina Amaro, autora e pivot do Imagens de Marca, e tantas outras da nossa panóplia de Confrades são decisivas para fortalecer a notoriedade da Confraria e do seu papel junto da generalidade dos portugueses”, afirmam.
Futuro passa pela promoção do consumo responsável
A estratégia de futuro passa por continuar a levar mais longe a missão da Confraria e para tal é preciso encontrar os meios mais eficazes para chegar aos apreciadores e apaixonados pela cerveja e inclui-los na sua promoção. Mas o consumo responsável está também na mira dos responsáveis pela Confraria. “Essencialmente queremos reforçar o dinamismo da Confraria e as iniciativas que promove, sem descurar não só os seus objetivos primordiais, como sem comprometer ou descaracterizar o seu cariz tradicional e ritualista. Nesse sentido iremos, sempre que oportuno, apostar na promoção de iniciativas que estimulem o convívio entre os nossos membros e celebrem a cultura cervejeira em Portugal”.
Mas é preciso continuar a investir em comunicações mais frequentes junto dos Confrades sobre a dinâmica da organização e do mundo cervejeiro, dando a conhecer o que de melhor se faz aqui e além-fronteiras.
“Iremos continuar a privilegiar numa verdadeira descentralização da Confraria levando-a às diferentes regiões do nosso país. Faro, Porto, Santarém, Funchal são apenas alguns dos exemplos de pontos geográficos onde já estivemos, com a certeza de que continuaremos a percorrer o país de Norte a Sul, para levar a Confraria a outras latitudes e torna-la ainda mais relevante no panorama nacional”, rematam Rui Lopes Ferreira e Teresa Apolónia.
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