Capas Superbrands transformadas em obras de arte

Pesquisa

Exposição em Portugal
Capas Superbrands transformadas em obras de arte
10 de Março de 2020
Capas Superbrands transformadas em obras de arte
Capas Superbrands transformadas em obras de arte
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Capas Superbrands transformadas em obras de arte
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

As capas das últimas quinze edições do livro Superbrands foram literalmente transformadas em obras de arte. As peças vão estar patentes na exposição itinerante que celebra os 15 anos da iniciativa.


Intitulada “Olha para Mim”, e desenvolvida em conjunto com a FNAC, a exposição centra-se no design editorial e mostra a tentativa diária que as marcas fazem de contactar os consumidores. São exemplos de execuções criativas de diversas marcas que influenciaram e continuam a marcar a vida dos portugueses.

“Faz parte da natureza das Marcas darem a cara e falarem connosco – «Vê como eu sou, usa-me, experimenta-me. Vou fazer parte do teu dia-a-dia. Quero estar no teu coração.» A utilização de elementos do branding é uma constante e, constante também, é o orgulho próprio com que todas estas parecem apelar ao consumidor. Por isso chegamos ao «Olha para mim!»”, explica José Soveral, Diretor Criativo da BUS Agency e responsável pela curadoria da exposição.

A iniciativa, que pretende, assim, expressar a ideia da presença das marcas no nosso dia-a-dia, bem como aquilo que são os seus valores e a sua história, vai estar patente de forma itinerante até ao final do mês de maio. Em exibição nas em lojas FNAC de várias cidades do país, como a FNAC Colombo, a FNAC Matosinhos e FNAC Chiado. um conjunto de capas, selecionadas de entre as mais de 500 que fazem parte dos 15 anos do projeto Superbrands em Portugal.

Em declarações ao Imagens de Marca, Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands refere que “o grande desafio foi encontrar os eixos que justificassem a seleção das capas em exposição. Temos no histórico marcas que são completamente incumbentes nas suas categorias, temos marcas com enorme património histórico, temos marcas que foram referências e que desapareceram (por processos de aquisição, rebranding, etc), Marcas que conseguiram de forma criativamente brilhante, expressar a sua comunicação com os consumidores… enfim, uma plêiade de variáveis que foram necessárias ter em conta. É uma homenagem prestada a todo o processo de criação pelo qual as organizações têm de passar para expressar todos aqueles que são os seus valores e história para algo que seja tangível ao consumidor. Processo este que, por vezes, termina tendo como resultado final verdadeiras obras de arte, agora expostas de Norte a Sul do País”.

Presente em 89 mercados a nível internacional, a Superbrands procura identificar, através de uma metodologia de análise independente, as marcas que são mais relevantes em cada mercado, tendo acompanhado também a evolução do próprio mundo do branding ao longo destes últimos anos.

“A Superbrands surge no Reino Unido, no início dos anos 90, como um programa de rádio, em que se procurava falar das “histórias” das Marcas, falando das marcas como parte do dia-a-dia de cada um de nós. Um conceito associado ao que mais tarde se viria a designar de Branded Content. De facto, com todas as mudanças, continua a ser crítico para as Marcas serem capazes de mostrar as suas histórias aos consumidores, de forma franca e honesta. Nestes 15 anos, acreditamos que o grande desafio das Marcas hoje é conseguir lidar com a fragmentação de canais e de formatos para chegar adequadamente às pessoas, saber gerir toda essa multiplicidade de canais que tornam mais pulverizada a capacidade de construir uma identidade e afirmação coerente”, considera o responsável.

A exposição vai começar por estar patente a partir de agora na FNAC Colombo, seguindo depois em ciclos mensais para outras FNACS do país.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Capas Superbrands transformadas em obras de arte

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Capas Superbrands transformadas em obras de arte

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile