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Começou ontem o primeiro dia do LIONS Live, evento digital que
durante esta semana irá debater alguns dos maiores temas e desafios que
enfrenta a criatividade. Num dia cheio de conferências, debates e novidades, o
Festival Cannes Lions e a WARC lançaram um “white paper” sobre a “crise na
criatividade”.
“The Creative Effectiveness Ladder” pretende ajudar marcas e agências a aumentar a eficácia
das suas campanhas através de seis principais tipos de efeitos produzidos pelo marketing criativo.
O estudo é assinado pelos especialistas em marketing de eficácia, Jamer Hurman e Peter Fied, que no ano passado juntaram um comité
de líderes internacionais do mundo da estratégia e planeamento. A conclusão é
que a indústria precisa de uma “definição universal” e “linguagem
partilhada” de eficácia.
Hurman e Field descobriram que o
marketing de eficácia é fortemente influenciado pelo “compromisso criativo” de
uma campanha, o que inclui o orçamento de média, duração e número de canais de
média aplicados.
Simon Cook, managing director do Cannes Lions, refere em comunicado que o Festival está empenhado “em
enfrentar os desafios da comunidade global a curto prazo e provar o valor do
marketing criativo.
“The Creative Effectiveness Ladder” é uma ferramenta para a mudança e o início desta missão.
Atualmente, estamos a trabalhar com a indústria para identificar como o estudo
pode ser usado como uma ferramenta para avaliar a categoria “Creative Effectiveness Lion”.
O estudo é gratuito e está
disponível para ser descarregado no site do Cannes Lions.
Classic: as campanhas que marcaram a criatividade
Outra das novidades lançadas ontem foi o “Classic”, uma coleção com as melhores obras vencedoras de Leões desde o
início do Festival, de 1954 até 2000.
Pela primeira vez, é possível “mergulhar” em décadas de trabalhos
icónicos que moldaram a cultura da história da criatividade.
Foi ainda lançado um documentário, “Classic”, que oferece um momento cinematográfico para reviver a história
criativa dos trabalhos vencedores e no legado de 66 anos do Festival, com
comentários de nomes sonantes do setor.
Lions Creativity Report of the Decade Our: ranking global das agências
Ao longo da semana, o LIONS Live vai ainda reconhecer as agências
mais criativas da década com base na análise de 10 anos de dados sobre os
trabalhos vencedores.
No ranking global, a Agência da Década no Médio Oriente e África
é a QMLY&R Dubai nee Y&R Dubai; a Agência da Década na Europa é a adam&eveDDB UK.
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