Newsletter
Pesquisa
A MOP, representante portuguesa de Cannes Lions, acaba de lançar a 24ª edição do Young Lions Portugal, uma das mais importantes competições a nível nacional no setor da comunicação e marketing. A iniciativa destina-se a jovens até aos 30 anos e que estejam a trabalhar em empresas nacionais, numa das sete categorias da competição: marketing, digital, relações públicas, imprensa outdoor, design, filme e media. Os participantes, que devem concorrer em duplas, podem submeter as suas candidaturas através do envio de um portefólio ou CV (de acordo com o especificado no regulamento da categoria), até dia 2 de março.
A partir das candidaturas recebidas, serão selecionadas cinco equipas para participarem no bootcamp que se realiza na Nova School of Business & Economics em Carcavelos, entre os dias 27 e 31 março. Nesta segunda fase do concurso, os candidatos vão receber um briefing – relativo a cada das áreas em que estão a concorrer –, tendo 48 horas para resolverem o desafio que lhes é proposto, apresentando-o depois presencialmente perante o júri do concurso. As duplas classificadas, uma por cada categoria, em primeiro lugar têm a oportunidade de participar na Young Lions Competition 2020, competição internacional que se realiza no âmbito da 67ª Edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.
Até ao momento, os representantes portugueses já arrecadaram seis medalhas de ouro no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions: três na categoria de imprensa, uma no digital e duas na área do marketing. Por outro lado, o país também já conseguiu ganhar três distinções de prata (uma no digital e duas no design) e quatro de bronze (digital, media, design e marketing).
Para os prémios Young Lions Portugal foi desenvolvida uma campanha – que estará presente na televisão, em outdoors, na imprensa e em display advertising (digital) – com o mote “Ganha fama, mas da boa”. Desenvolvido pela Fullsix e Bro, o vídeo promocional tem como principal objetivo chamar a atenção dos prémios Young Lions junto dos colaboradores das empresas nacionais, desafiando-os a participar. De acordo com Ana Paula Costa, Lions Festivals Representative na MOP, “o objetivo é o de captarmos o melhor do talento nacional, estimulando a nova geração de profissionais que estão no mercado do trabalho. Portugal está em segundo lugar no ranking dos países mais premiados, sendo um claro indicador do potencial que existe no tecido empresarial que, se for devidamente estimulado, irá contribuir para um futuro muito promissor”.
O Imagens de Marca falou com os responsáveis da campanha:
Fullsix: Dupla Criativa Márcio Martins e Tiago Pereira
- Qual a ideia criativa subjacente a esta campanha sobre os Young Lions?
A ideia é que há muitas formas dos jovens criativos ganharem má fama. Mas apenas uma de ganhar boa fama: ter boas ideias e ganhar os Young Lions.
- De onde veio a inspiração e o que pretende comunicar efetivamente?
A inspiração veio do facto de todos conhecermos casos destes. Estes são estereótipos que todos vão identificar e lembrar-se de alguém assim ou alguém a quem aconteceu isso. É essa inspiração na realidade do mercado (das agências e das empresas) que, na nossa opinião, dá força à campanha.
- Não é a primeira vez que desenvolvem uma campanha para os Young Lions… Este tipo de campanha requer algumas especificidades?
Sim, é uma campanha para o meio publicitário e empresarial, que é um mercado muito exigente e conhecedor. Por isso, temos esse desafio acrescido de chegar a um público que já viu tantas coisas e que nos obriga a ser (ainda) mais originais e criativos.
Por outro lado, por ser uma competição de jovens criativos, temos também a oportunidade de ser mais arrojados
MOP: ( Ana Paula Costa | representante Cannes Lions na MOP)
- Vão arrancar as inscrições para os próximos Young Lions. Quais as expectativas para este ano?
Acima de tudo esta iniciativa Young Lions Portugal visa promover e estimular uma nova geração de profissionais que vai chegando ao mercado de trabalho. E, portanto, esperamos em todas as edições uma grande participação em quantidade e qualidade que nos permita identificar o melhor talento nacional para representar Portugal, num dos certames mais prestigiados da indústria da criatividade em comunicação que é o Festival Cannes Lions e, por via disso, dar visibilidade internacional ao mercado nacional.
- Como olham para a evolução da participação dos jovens criativos portugueses no Festival de Cannes nos últimos anos?
Temos tido um percurso notável, que muito honra o setor nacional. Na secção Young Lions do Festival Cannes Lions, Portugal ocupa o segundo lugar no ranking dos países mais premiados. Impõe-se, no entanto, vincar que para este palmarés nacional há um enorme contributo de muitas entidades, como as várias associações sectoriais (APAN, APAP, APECOM, APAME, CCP) que todos os anos sugerem os cerca de 70 profissionais que se disponibilizam para a avaliação e seleção dos jovens a representar Portugal, passando pelas marcas que patrocinam numa atitude de desígnio nacional e pelo grande número de parceiros com os quais contamos para a criação, produção e veiculação da comunicação publicitária e institucional, assim como dos parceiros que nos ajudam a operacionalizar o bootcamp Young Lions em todas as edições.
- Que balanço se pode fazer?
Os resultados que têm sido alcançados são a prova de que há uma nova geração muito capaz e com muito talento que se for devidamente estimulada poderá contribuir para um futuro promissor deste setor em Portugal.
- Já que estamos a falar do arranque das inscrições, o que podemos dizer aos jovens que ainda não conheçam a iniciativa? O que é que ela lhes poderá proporcionar? Sobretudo se tiverem a oportunidade de representar Portugal em Cannes…?
É uma experiência gratificante que pode mudar para sempre a carreira de um jovem profissional. Começando pela experiência da própria competição nacional onde, para além do convívio com os seus pares e de conhecerem novos colegas no ambiente estimulante como é o bootcamp Young Lions, têm a oportunidade de se dar a conhecer a potenciais empregadores nacionais quer do lado das agências quer do lado das marcas. Se vencerem as competições nacionais e integrarem a delegação Young Lions Portugal passam a ter acesso a todo um palco internacional. Uma vez em Cannes, têm uma oportunidade única de networking com os seus pares de todo o mundo e de formação através do acesso que têm às palestras, workshops e talks, em mais de 16 palcos do Festival. É por tudo isto que muitos dos que já participaram afirmam relativamente aos seus horizontes: “há uma vida antes de Cannes e há outra depois de Cannes”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.